Moda e beleza

BRUNA COVACCI, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO

Maquiagem para peles maduras

BRUNA COVACCI, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO
02/11/2014 02:04
Depois dos 50 anos, o make e os cuidados com a pele precisam caminhar juntos para deixar o rosto mais bonito e suavizar os traços. A atenção deve, mesmo, ser redobrada. Afinal, o uso de produtos errados pode evidenciar as linhas de expressão ao invés de camuflá-las. Hidratar é o segredo do sucesso, afirma a maquiadora Raphaela Haach. “Nesta fase, a pele tem manchas escuras, flacidez acentuada e falta de hidratação”, explica a profissional.
Depois do uso dos cremes (que podem ser agentes anti-idade), é hora de pensar no make. Mas Raphaela não abre mão de um mantra: “quanto mais idade, menos maquiagem – esse é o segredo para valorizar a beleza depois de um certo tempo”. A rotina de preparação da maquiagem deve começar com o uso do primer que fecha os poros, impede que a pele fique com o aspecto craquelado e facilita a aplicação dos outros produtos (eles deslizam melhor!).
Em seguida, vem aquela base companheira. “A escolha deve ser pelo produto líquido que espalha mais fácil e não acumula nas linhas de expressão”, recomenda Raphaela. A quantidade é uma questão importante. “Use o mínimo possível. No máximo, o equivalente ao tamanho de uma moeda de R$ 0,50”, comenta. O pó deve ser evitado pois ele evidencia as linhas de expressão.
No caso dos olhos, as cores de sombras mais indicadas vão dos tons nude a berinjela. Passe longe, no entanto, de produtos cintilantes. “A cor e o brilho chamam muita atenção para o olhar e para os sinais da idade”, justifica. O certo é esfumar bem a sombra no canto externo dos olhos para trazer suavidade e disfarçar as rugas. “Na maioria das vezes, uma mulher com mais de 50 anos não consegue mais usar lápis ou delineador, pois além de diminuir os olhos, a própria pálpebra pode esconder o traço”, diz. Em ocasiões especiais, Raphaela indica o uso de cílios postiços, mas só no cantinho dos olhos.
Sobrancelhas mais espessas e preenchidas conferem aspecto jovial. Por isso, a especialista recomenda fazer traços com lápis, num tom abaixo do cabelo, no sentido de crescimento dos pelos e esfumá-los com sombra e pincel, tomando cuidado com os exageros. O lápis universal para sobrancelhas e o primer com opções de duas cores são grandes aliados nesta hora.
A maquiadora recomenda ainda que se aposentem os batons cremosos e gloss, que podem marcar os sulcos dos lábios. “Produtos com efeito mate (sem brilho) são os mais indicados”, diz. Com relação à cor, é possível ousar e optar pelo que lhe faz (e cai) bem. “Outra dica é contornar os lábios e preenchê-los com lápis, recurso que ainda ajuda o make a durar mais”. Para o blush, os tons mais indicados são os terrosos e sem brilho.
Filtro solar e os outros aliados para a vida toda
Para chegar aos 50 anos com a pele bonita é preciso cuidar dela desde sempre. De acordo com o médico da Vitaclin, Alex Pontes Buziquia, integrante da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, o melhor agente anti-idade que a pele pode receber é o uso do filtro solar – diário e desde quando se é criança. “A ação dos raios solares contra a nossa pele é cumulativa”, explica.
O tipo de creme aplicado varia de acordo com a idade. Aos 25 anos, é importante usar aqueles que contêm na sua fórmula antioxidantes, hidratantes, vitaminas C e E, derivados da uva e outros componentes fitoterápicos. Aos 30, além de todos os anteriores, é preciso clarear manchas e usar antirrugas. Os 40 pedem a ação de um ácido, pois a derme está perdendo água e ficando áspera (é preciso ganhar tonicidade). Depois dos 50, o produto recomendado varia de mulher para mulher, mas todos os anteriores costumam fazer parte do tratamento como um todo. Segundo o médico, se uma mulher de 20 anos usar um creme para mais velhas não tem problema, só tem que cuidar com ações como a escamação.
Entre os procedimentos estéticos para a pele madura, o médico recomenda peelings, lasers e técnicas com fios que puxam e sustentam a gordura que cai. Os fios são absorvíveis e, por isso, os tratamentos (como Silhouette e Sculptra) têm efeito temporário.