Moda e beleza

Bruna Covacci

Os novos voos de Rafael Chaouiche

Bruna Covacci
05/02/2016 22:00
Thumbnail
Conversar com Rafael Chaouiche, o estilista, figurinista e produtor paranaense de 22 anos, é uma imersão fashion. Nascido em Calógeras, pequeno distrito da cidade de Arapoti, no centro-leste do estado (são menos de 2 mil habitantes), desde pequeno ele se interessava por moda, desenhos e figurinos.
Movido por arte e paixão, ainda no colégio organizava pequenas apresentações de dança e desfiles com roupas confeccionadas por ele mesmo com materiais recicláveis. Aos 17 anos, mudou-se para Curitiba para cursar faculdade de moda e começou a trabalhar em uma agência de modelos. Assinou diversos editoriais de moda e fez contatos para trabalhar no backstage da São Paulo Fashion Week. Tudo o que ele queria era experiência.
Nessa época, também aconteceu o primeiro encontro de Chaouiche com o Viver Bem, quando co-assinou  uma produção de noivas fotografada em plena Rua XV de  Novembro.  E o jovem alçou novos voos. No ano passado, chegou a final do quadro “Como Manda o Figurino“, do Fantástico, e apresentou a sua primeira coleção durante o LABmoda, no Pátio Batel.
A coleção “Celeste” – nome dado por conta da predominância dos tons azuis – fluiu como toda a carreira do paranaense. Em meio aos seus cadernos de desenhos, alguns cafés e uma divertida sessão de fotos, conversamos com o estilista sobre o lançamento e os seus novos planos: já que no dia seguinte (na semana passada), ele e o sócio, Moises Zugman, diretor comercial da marca Chaouiche, se mudaram para São Paulo, onde já garantiram espaço no Contemporâneo Showroom – mesmo lugar em que é possível comprar Vitorino Campos e Giuliana Romanno.
Chaouiche e uma das criações de sua primeira coleção (Celeste): de Calógeras para o mundo.<br>Foto: Daniel Katz
Chaouiche e uma das criações de sua primeira coleção (Celeste): de Calógeras para o mundo.<br>Foto: Daniel Katz
Quando foi convidado para desfilar no LABmoda, ele tinha tudo em seu caderninho de ideias. “Eu já tinha 13 moulagens (amarrações de tecidos) feitas com a estampa de cisne desenvolvida  ainda na época que eu frequentava a faculdade”, conta. O trabalho foi feito, originalmente, para renovar o material da modelo curitibana Mireli Banach. À lá Karl Lagerfeld, o estilista criou os modelos e fotografou o ensaio. O resultado?  Todo mundo ficou enlouquecido pelos trajes. Para o desfile tudo foi costurado. Dos 13 originais surgiram 30 modelos. Insaciável, não queria apresentar apenas o que já tinha sido visto por aí.
O estilista durante a participação no quadro “Como Manda o Figurino“, do Fantástico.
O estilista durante a participação no quadro “Como Manda o Figurino“, do Fantástico.
Da estampa do cisne, as ondulações do lago o levaram a fazer looks plissados. Os detalhes em pretos remeteram a geometria, e, num namoro com a coleção “Mondrian” de Yves Saint Laurent, as cores primárias e os quadrados tomaram conta das peças criando looks mais modernos. “Eu desenhei 50% das peças, o restante foi criado no corpo das modelos com as sobras dos tecidos”, explicou. Os sapatos, acessórios e bolsas também foram desenvolvidos por ele. “Como produtor de moda conheci muita gente bacana, então fiz parceria com a Daisy Rieke para produzir os calçados e a Sueli Zavadinack para os acessórios”, conta. Na paleta de cores original estavam azul bic, branco e metalizado. Agora, numa adaptação para comercialização, vermelho e areia e azul petróleo ganham versões das peças.
“Estamos indo para São Paulo em busca de mão de obra especializada, Quero que a peça e a costura sejam tão perfeitas que as clientes não consigam distinguir o lado certo e o avesso”, afirma. A marca vai trabalhar com peças em malha, feitas para a academia até com vestidos em seda confeccionados para um evento black tie.
Look da coleção “Celeste”.<br>Foto: Divulgação
Look da coleção “Celeste”.<br>Foto: Divulgação
O criador e os seus croquis.<br>Foto: Daniel Katz
O criador e os seus croquis.<br>Foto: Daniel Katz
Na telinha
A partir de abril, Chaouiche vai trabalhar como estilista colaborador da Rede Globo para uma novela. Nesse momento, ele não pode adiantar mais detalhes. Outra parceria em andamento é com a série  Mister Brau. O figurinista da série ficou muito amigo do estilista. “Ele viu algumas peças da minha coleção pelo Instagram, estava junto com a Thaís Araújo (Michele na série) e ela adorou”, conta.
Ele lembra também da importância de sua participação no quadro “Como Manda o Figurino“, do Fantástico. “Foi lá que eu aprendi a ser pé no chão, assim como entender o que daria certo. Existe uma diferença grande entre você desenhar o modelo e saber exatamente como ele vai ficar, conhecer os tecidos e todo o processo de produção”, conta.
Serviço
Fotos: Daniel Katz, www.danielkatz.com.br. Beleza: Amanda Karine (cabelo) e Marcos Duartte (maquiagem), W Crystal. Modelo: Nicole de Oliveira Staroi, Take Agency, www.takeagency.com. Produção e roupas: Chaouiche, www.chaouiche.com.