Moda e beleza

Da redação

Proteja os lábios do frio com ingredientes que você tem em casa

Da redação
10/06/2017 14:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Vento seco e frio, banhos muito quentes e o uso de aquecedores podem prejudicar a saúde dos lábios neste início de inverno. Mas, existem algumas soluções de emergência e caseiras que podem ajudar e frear a desidratação da pele. Confira as sugestões da médica dermatologista Fabiane Mulinari Brenner.
Não tem hidratante labial, e agora?
Na hora do desespero, vale qualquer hidratante, mesmo o de corpo. “Dá até para usar os hidratantes corporais nos lábios, mas é preciso estar atento para não engolir e não passar a língua na região”, reforça a médica. Se conseguir, use um hidratante labial, que são feitos para não saírem com facilidade com a saliva.
Ouça sua avó
A velha receita da vovó de passar óleo de amêndoas na pele seca ou mesmo azeite de oliva pode ajudar. Os óleos vegetais freiam a desidratação e deixam a pele bloqueada contra a perda de água. Mas, para restaurar a hidratação, não se esqueça de hidratar com um creme adequado.
Evite esfoliar
Se a pele estiver ressecada, a esfoliação piora, pois é uma técnica bastante abrasiva e deve ser feita se a pele estiver muito espessa. Na esfoliação, a pele perde a proteção natural, então é melhor ou deixar para esfoliar depois ou hidratar bastante depois do procedimento.
Menos sabonete
Quanto menos sabonete usar, melhor será a proteção natural da pele e menor será o ressecamento. Evite também banhos muito quentes – ou, se não conseguir, que pelo menos sejam banhos mais rápidos – e deixe de lado produtos muito abrasivos como sabonete para pele oleosa ou tônicos adstringentes, que deixam a pele mais seca.
Água, chás e sucos
No inverno é comum sentirmos menos sede e deixar de lado a água, mas o corpo continua com as mesmas necessidades do líquido. Procure, então, por versões mais quentes para se hidratar, como chás quentes.
LEIA TAMBÉM