Moda e beleza

Marina Mori

Óleos e hidratantes corporais com enxágue substituem os tradicionais?

Marina Mori
17/07/2018 12:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

No inverno, dá frio só de pensar em ficar com a pele à mostra para aplicar o hidratante pós-chuveiro quente. Só que não tem jeito. Esta é a época em que ele não deve mesmo sair de cena. Mas… E se pudesse ser usado durante o banho, para evitar aquela “aflição” de pele melecada antes de vestir a roupa?
A maior dúvida em relação aos óleos e hidratantes corporais com enxágue é sobre sua eficácia. Será que hidratam, de fato, ou são apenas um consolo cremoso e cheiroso que desce ralo abaixo assim que a água do chuveiro remove seu excesso?
Depende muito do tipo da pele de quem os usa, segundo a dermatologista do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Janyana Marcela Doro Deonizio. Estes produtos, de acordo com a médica, são indicados para pessoas que não costumam ter problemas de ressecamento.
“Eles funcionam, mas têm um poder de hidratação menor”, explica ela. Por isso, quem tem a pele seca não deve abrir mão do clássico hidratante logo depois do banho. “É quando a pele está mais propensa a receber  hidratação”.
Para evitar a sensação “melequenta”, a dermatologista sugere as loções hidratantes, que costumam ter mais água na composição. “Elas espalham melhor e secam mais rápido. Já os cremes costumam ser mais densos e gordurosos”.

Óleos x hidratantes corporais com enxágue

Ao contrário do que possa parecer, os óleos não são mais potentes que os hidratantes. O motivo, segundo a dermatologista, é a falta de água em sua composição. “Depois de alguns minutos, a pele absorve tudo. Os óleos funcionam quando são combinados a outras substâncias, como a uréia”, diz Deonizio.
A médica lembra que não é recomendado aplicar nenhum dos dois em áreas com tendência a acne, como rosto, costas e peito.
A seguir, veja a seleção do Viver Bem de óleos e hidratantes corporais com enxágue para deixar a pele nutrida e perfumada antes mesmo de desligar o chuveiro:

Óleo em pasta

Ao entrar em contato com a água morna, o produto da Natura se transforma em uma espécie de creme. Basta espalhar bem sobre a pele após o banho e depois enxaguar. Tem aroma de cereja e avelã.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Textura de “marshmallow”

Para quem gosta de fragrâncias doces, o hidratante com enxágue Egeo Woman Dolce, d’O Boticário, é uma boa pedida. O produto é bem cremoso e tem textura de “marshmallow”, segundo a marca.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ingredientes da Amazônia

Feito com extrato do cactáceo mandacaru, o hidratante de banho da L’Occitane au Brésil promete manter a pele nutrida e macia por até oito horas após a aplicação.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Óleo de amêndoas

Uma pequena porção do óleo de amêndoas Mahogany é suficiente para espalhá-lo suavemente sobre a pele. Misturado à água do chuveiro, forma uma película macia e aromática no corpo.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
LEIA TAMBÉM: