• Carregando...
Os figurinos de Verdades Secretas
| Foto:

Acima, Arlete/Angel (Camila Queiroz) em seu primeiro desfile. A trama conta com a consultoria de estilo de Dudu Bertholini. Foto: Globo/Zé Paulo Cardeal

A nova novela das 23 horas, Verdades Secretas, exibida pela RPC, se destaca por mostrar o submundo da moda. Polêmicas à parte, a trama respira moda, e a equipe de figurinos da Globo apostou em uma parceria com o estilista e consultor Dudu Bertholini para se fazer algo bem próximo do real. “Queríamos realidade, de forma que a agência de modelos estivesse inserida no mercado. Dudu nos ajudou na São Paulo Fashion Week e produziu um desfile escrito para a história. Realizamos dentro do Projac e ele desenhou os modelos”, conta Ellen Milet, responsável pelo figurino.

De acordo com Ellen, que assina os figurinos de uma novela pela primeira vez,  a chegada de Dudu vai ao encontro do objetivo que é ter alguém de moda e que seja de São Paulo na produção. “A galera de moda se monta mais, assim como os adolescentes. Isso quer dizer que eles usam grifes, grifes internacionais, coisas caras. Eles gostam de investir no design das peças, compram coisas boas”, detalha a figurinista, que está compondo looks como se a trama se passasse no clima de outono-inverno. Confira os segredos de caracterização dos personagens de Verdades Secretas:

Além da excelente interpretação como Fanny Richard, dona da agência de modelos da trama, Marieta Severo se destaca por seus figurinos. Segundo Ellen, a inspiração foi em uma editora de moda de uma revista francesa, que apostava em editoriais com fotos muito sensuais e chiques. “Apesar de Fanny não ser editora, ela se propõe a fazer desfiles ao longo da trama. E, como a inspiração, Fanny usa a sensualidade de suas modelos para fazer negócios”, explica Ellen.

Os figurinos de Verdades Secretas

Já a protagonista da novela, Arlete/Angel (Camila Queiroz), é uma adolescente de 16 anos. Ela vem do interior com o sonho se tornar modelo na cidade grande. Nos primeiros capítulos, a personagem usa muito jeans, tênis, peças em crochês e mochila. Após os encontros com Alex (Rodrigo Lombardi), ela passa por um banho de loja e passa a investir em short curto, botinha, jaqueta de couro e camiseta de malha.

Os figurinos de Verdades Secretas

Outra jovem da história é Giovanna (Ágatha Moreira). Ela choca com as roupas, como calças rasgadas, e tem a orelha toda furada, além de usar bolsas caríssimas para ir à escola. Apesar da pouca idade, usa saltos gigantescos. Há ainda a maquiagem, com muito preto nos olhos.

Os figurinos de Verdades Secretas

Larissa, interpretada pela paranaense Grazi Massafera, é uma modelo que já está passando um pouco da idade. Está chegando a hora de parar, mas ela ainda não conseguiu sair desta vida. Além disso, precisa lidar com o vício. “Ela é uma hippie moderna. Usa um estilo que está na moda, mas que tem a ver com essa característica dela, que buscamos um pouco nos festivais de rock dos anos 70, acho meio Coachella. Ouve rock-‘n-roll e está quase sempre com uma onda ruim”, define a figurinista. Larissa usa franjas, calça boca de sino, tamancos, tops, chapéus. Muito acessório, muita prata.

Os figurinos de Verdades Secretas

Hilda é vivida por Ana Lúcia Torre. “Sempre tive vontade de trabalhar com ela, sempre fui muito fã. Por isso fiz a Hilda de um jeito que ela ficasse moderna, porque é assim que eu vejo a Ana Lúcia”, confidencia a figurinista. Hilda já foi professora e guarda em seu figurino uma certa jovialidade, com o uso de saias longas, túnicas e um cabelo curtíssimo.

Ana Lúcia Torre na pele de Hilda: ar jovial. Foto: TV Globo/Estevam Avellar
Ana Lúcia Torre na pele de Hilda: ar jovial. Foto: TV Globo/Estevam Avellar

Homens do mundo fashion

Além das mulheres, o figurino dos homens também foi trabalhado e estruturado com as necessidades da novela. O protagonista Alexandre, interpretado por Rodrigo Lombardi, prefere o terno clássico, sempre bem ajustado. Ellen conta que levou um tempo até que sua equipe chegasse a esse corte. “Alexandre usa ternos de grifes italianas e de dois alfaiates paulistas que só fazem roupas sob medida. Para cada peça, umas quatro provas de roupas foram feitas”, detalha Ellen.

Alex (Foto: Globo/Paulo Belote)
Alex (Foto: Globo/Paulo Belote)

Anthony (Reynaldo Gianecchini) também tem muito estilo. “Ele se veste como se fosse o último suspiro”, brinca Ellen. Ele prefere muita regata, calça colorida, jaqueta de couro. Está sempre muito sexy porque é o que ele tem na vida, é o que tem a oferecer. Gianecchini fez um corte radical no cabelo, com grisalho na lateral e escuro em cima. E está com formas mais angulosas, com mais cara de modelo.

Reynaldo Gianecchini revive o seu passado de modelo como Anthony. Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal
Reynaldo Gianecchini revive o seu passado de modelo como Anthony. Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal| Globo/Ze Paulo Cardeal

Visky (Rainer Cadete), o booker da agência de modelos, foi inspirado em Dudu Bertholini, consultor de moda da novela. “Visky é conhecido no mundo fashion como camiseta podrinha. Para o visual, coturno e sempre uma ‘jaqueta importante’, de preferência uma Balmain. Fizemos uma dessas jaquetas aqui no Projac e encontramos em nosso acervo uma peça incrível, preta e cheia de brilhos, que lembra a jaqueta usada por Michael Jackson no clipe de “Thriller” e introduzimos no guarda-roupa do personagem”, conclui Ellen.

Os figurinos de Verdades Secretas
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]