Moda e beleza

4.º PBC movimenta R$ 11 milhões

Fernanda Trisotto, especial para a Gazeta do Povo
27/02/2010 03:03
A quarta edição do Paraná Business Collection encerra seu showroom de negócios com um balanço ainda mais positivo do que as estimativas iniciais, que eram de dobrar o faturamento. Foram R$ 10,6 milhões em vendas prospectadas e efetivadas para 600 compradores, um crescimento de 112% em relação ao ano passado. Além disso, as vendas para o mercado internacional, especialmente para a Argentina, totalizaram US$ 270 mil.
O salão de negócios recebeu 48 expositores, 22 a mais do que na terceira edição da feira. Para 2011, a projeção da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) é de que o número aumente para 60. O volume de negócios também deve crescer, mas a entidade diz que é prematuro divulgar qualquer valor antes de uma análise de mercado neste ano eleitoral.
“A retomada da economia e a qualidade das empresas foram decisivos para o crescimento das vendas”, diz Marcos Tadeu Koslovski, coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep. Parte do sucesso se deve ao trabalho realizado pelo Sebrae-PR, de capacitação dos empresários para o atendimento ao cliente e as vendas internacionais. A entidade organiza caravanas de compradores, com foco nos países do Mercosul.
As empresas também comemoram os resultados. A Griffe Company, empresa de Apucarana que trabalha com a fabricação de bonés, fechou um único contrato de R$ 520 mil, para a comercialização de 40 mil bonés em um ano. Os clientes prospectados também animaram os empresários. A grife curitibana Lafort só comercializa os produtos para lojistas do interior ou de outros estados, porque na capital a venda é exclusiva nas lojas próprias. Mesmo com as restrições, a grife fechou negócio com oito novos clientes e prospectou mais dez na primeira participação no showroom.