Moda e beleza

Arte fashion no Prêmio João Turin

Michele Bravos, especial para a Gazeta do Povo
26/06/2012 03:18
Contemplar uma obra de arte pode ser ainda mais desafiador quando o objetivo é criar, a partir da tela, um conceito de moda único e criativo. Essa é a proposta do 9.º Prêmio João Turin de Incentivo a Novos Designers de Moda, que este ano tem como tema Pincéis e carretéis e estimulou estudantes a inventar looks inspirados nas artes plásticas.
O concurso envolveu mais de 150 alunos de 17 instituições do Paraná. Eles tiveram que apresentar dois looks – um conceitual e outro comercial – com base na releitura das obras escolhidas.
Do quadro ao croqui, a caminhada foi longa, repleta de devaneios, mas também de muitas pesquisas e organização. E, de todos os que deram asas as suas imaginações e se permitiram ousar, foram selecionados 12 finalistas. O ponto alto do concurso ocorre no próximo dia 30, último dia do 6.° Paraná Business Collection, quando os dois looks dos finalistas desfilam nas passarelas do evento.
Um júri especializado avaliará criatividade e adequação à proposta e dará o veredicto final. Além de um troféu, o vencedor ganhará uma viagem internacional e, é claro, reconhecimento na área.
Exposições para refletir
Tão rica quanto um livro de história, a linha do tempo da moda guarda informações que revelam muito sobre quem fomos e quem um dia poderemos ser. Com exposições que têm como tema central Ideias que mudam a Moda – que ocorrem paralelamente ao PBC –, quatro instituições de ensino do estado – Senai/PR, Centro Europeu, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e PUCPR – convidam o público a conhecer mais sobre esse mundo de corte, costura e revoluções:
Senai/PR – Moldes do Corpo
Ideias que se transformam em roupa passam obrigatoriamente pelos moldes. Esse conceito está materializado em uma apresentação dinâmica, onde peças separadas vão se juntando para formarem um conjunto. O look construído é assinado pela estilista Juliana Moriya.
Centro Europeu – Jeans – Centenário e jovem
Um projeto arquitetônico ambienta a evolução do jeans – do seu uso pelos mineiros norte-americanos ao status de luxo. O objetivo do estudantes de Design de Moda do Centro Europeu é propor uma reflexão sobre essa transição. A instalação conta com o apoio da Santista.
UTP – Sustentabilidade – O “vestir” consciente
Abraçar a causa ambiental, buscando promover um comportamento mais sustentável também é uma bandeira do mundo fashion, como propõe os alunos de design de moda da UTP. A instalação mostrará que fazer moda também é aproveitar e transformar o que já existe.
PUCPR – Ícones – Expressões do cotidiano
Entendendo que a moda se comunica com diversas áreas do conhecimento, a PUCPR envolveu os cursos de Design de Moda, Design Digital, Arquitetura e Urbanismo e Teatro num projeto interdisciplinar. O resultado: num vídeo, estudantes representam quatro personagens icônicos da moda: Yves Saint Laurent, Lady Gaga, Oskar Metsavaht e um anônimo ciclista. O projeto tem apoio da Masisa. (MB)
Atualize-se!
Apesar da grande expectativa de fazer negócios e vender produtos que existe em torno do Paraná Business Collection, o evento prova que investimento não se faz apenas com dinheiro. Pelo contrário, uma importante faceta do PBC é o 11.º Ciclo de Atua­lização em Moda, que acontece entre os dias 27 e 29 de junho.
O evento será aberto amanhã por Celaine Refosco, diretora criativa do Instituto Orbitato, que ministrará a oficina Sublime Subli­­mação, sobre criação e técnicas de estamparia; e a palestra Entre a liberdade criativa e o sucesso profissional. Tam­bém do Instituto Orbi­tato, Viní­cius Schane fala no dia 27 sobre tendências a partir de pesquisas histórico-sociais. Na quinta-feira, a criadora da marca de roupas Brazoo, Clarice Borian, realiza a oficina A Poética do Simples, para instigar os participantes a dar um tom mais autoral às suas propostas.
Na sexta-feira, Rose Andrade, criadora do curso de Produção de Moda do Senac, ensina a olhar os diferenciais do Brasil como inspiração; Cíntia Fernandes, professora do curso em Moda da UEL, discorre sobre as diferentes maneiras que as pessoas interagem com a cidade; e a estilista Fernanda Yamamotto fala sobre processo criativo. (AB)