Moda e beleza

Ciclo de Atualização abre 4º dia de PBC falando sobre inspiração

Flavia Schiochet, especial para a Gazeta do Povo
29/06/2012 21:02
Quem se apresentou primeiro foi Clarice Borian, criadora da Brazoo, que contou algumas das histórias que formaram a identidade de sua marca durante os 16 anos de experiência co-criando peças, bordados, desenhos e apliques com um grupo de nordestinos que moravam em São Paulo. Através do trabalho, Clarice os instigou a se auto-conhecerem e criarem a partir de suas referências e memórias. “Não fizemos moda ou roupa, mas exploramos um suporte para o desenvolvimento de narrativas”, disse Clarice durante sua exposição. A Brazoo foi vendida a uma empresa grega chamada Brazil by Brasil.
Rose Andrade, produtora de moda há 20 anos e curadora do + B Inspiração Brasil, catálogo desenvolvido pela Associação Brasileira de Estilistas (Abest), veio na sequência. Ela destacou a importância de o criador olhar para si e para o entorno. A essência da inspiração estaria na proposta verdadeira para os produtos e roupas e não deixar a auto-estima baixar ao observar o que é feito lá fora. “Cada vez queremos mais nos sentirmos especiais, e o Brasil ainda tem muito de sua própria cultura para explorar”, comentou.
Quem fechou o Ciclo de Atualização em Moda foi a estilista Fernanda Yamamoto, que desde 2010 desfila no São Paulo Fashion Week. Fernanda apresentou o processo criativo de cada uma de suas cinco coleções e enfatizou a necessidade de pensar a partir de elementos e referências que tenham a ver com o criador. “O processo criativo de cada um só é descoberto pela experimentação e pelo trabalho diário”, definiu. As peças de sua grife são majoritariamente produzidas manual e experimentalmente, sendo algumas delas mais difíceis de produzir em maiores quantidades. “A experimentação não é limitante. Se eu quero colocar na coleção, mesmo que não consiga reproduzir para vender, eu coloco”, disse ao final de sua apresentação.
Desfiles
Durante a noite desta sexta-feira três marcas desfilam suas coleções nas passarelas do PBC. Francesca Córdova, Camoa Brasil e Sinistra fecham o evento principal.