Moda e beleza

Da guerra estelar à festa glamurosa

Mariana Sanchez, especial para a Gazeta do Povo
08/11/2012 15:25
Os modelos que desfilaram para as coleções de Fabio Bartz e de Gildo Kist, na noite desta quarta-feira, encararam um desafio: trocar rapidamente a maquiagem “suja” do primeiro para o visual limpíssimo do segundo.
Fabiane Telles, maquiadora do Centro de Formação Lady & Lord há 8 anos, contou que o look proposto por Bartz remetia ao clima de uma guerra inspirada na série de ficção científica Battlestar Galactica e, portanto, os modelos tiveram o rosto coberto com sombra preta em pó sobre gel de pentear.
Os meninos ainda tinham uma sombra escura esfumada sob os olhos e as meninas, o olhar totalmente negro. “Fizemos testes com um demaquilante bifásico e garantimos que a pintura sai totalmente, o que é fundalmental, porque três das modelos que desfilaram com este look precisam estar com o rosto superlimpo minutos depois, para a próxima apresentação”, disse Fabiane.
O make do desfile seguinte, de Gildo Kist, partia do tema Mulheres em Festa, e trabalhava apenas pele, batom bordô ao fundo e preto esfumado nas laterais, além de sobrancelha bem marcada com sombra marrom, uma das tendências para o Inverno 2013 observadas no Paraná Business Collection.
Ousadia
O curitibano Eduardo Fiorindo, 29 anos, é modelo desde os 18 e já desfilou outras cinco vezes para a grife Fabio Bartz. “Acompanho a evolução da carreira do Fabio desde os primeiros croquis, e ele também viu eu crescer na profissão. Além da relação profissional, também nos tornamos amigos. Acho que ousadia é a melhor palavra para defini-lo. O Fabio não tem medo de usar cortes diferenciados, de colocar mulheres desfilando peças masculinas”, disse o modelo, vestindo um casaco em tecido prata reflexivo. “É uma peça incrível, eu certamente usaria em Milão, onde moro há um ano e meio”, garantiu.
Luana Biaca, 19, foi uma das modelos que desfilou com look masculino para Fabio Bartz. “A calça é gigante e a blusa é cheia de brilhos, parece roupa de astronauta”, avaliou, brincando. Antes, porém, Luana desfilou para a grife All Purpose, de Santo Antonio do Sudoeste.
Usando um cabelo com aplique à la Amy Winehouse, ela confessou ter ficado incomodada quando descobriu que usaria uma calça com enchimento no quadril. “A gente se mata para emagrecer e depois tem que usar uma peça assim!”, desabafou, mas reconheceu que a peça era linda e não a deixou nem um pouquinho gorda. A polaina branca de algodão, usada pela maioria das meninas na coleção da All Purpose, completava o look de inverno.
Veja como é feito o trabalho de make e cabelo no backstage do PBC:

Bastidores do segundo dia