Moda e beleza

Dos pés à cabeça

Bruna Bill e Ana Luiza Prendin, especial para a Gazeta do Povo
01/11/2012 02:16
Moda é feita de tudo que veste o corpo. Saias, vestidos, calças e camisas, claro. Mas, além deles, acessórios, como bolsas, carteiras, sapatos e joias são tão essenciais em um look quanto as vestimentas. E são capazes de arrematar um vi­sual harmônico da cabeça aos pés. Essa preocupação, inclusive, é o foco principal da 7.ª edição do Paraná Business Collection (PBC), que tem como tema “A moda de corpo inteiro” e apresenta, a partir da próxima terça-feira, as tendências outono-inverno 2013.
Esse conceito, segundo o diretor criativo do evento, Paulo Martins, mostra a importância de se conceber o ciclo da moda de maneira mais completa: “Tudo precisa ser pensado por inteiro, não só a roupa. O acessório é gerador de tendência, faz parte do processo de criação e acrescenta modernidade à qualquer composição. Até a maquiagem e o cabelo entrarão nessa concepção”, reforça.
Como amostra do que será apresentado pelas marcas que desfilam no PBC, a Viver Bem Moda & Beleza reuniu nove das 11 grifes que participam do line-up principal (duas não conseguiram enviar suas peças a tempo). A produção enfatiza que uma composição é feita de detalhes, sempre pensando na conversa entre as peças. “Reunir diversas grifes em um mesmo look foi um desafio. A linha do editorial foi marcada pela harmonia das cores, formatos e materiais que são a cara do inverno 2013”, explica o produtor de moda Leo Tramontin.
Tendências
A cartela de cores da temporada fria do próximo ano é mais fechada e tem apostas como o burgundy e o verde militar. Além de destacar tecidos, texturas e estampas mais elaboradas.
A semana de moda paranaense, que ocorre até o dia 10 de novembro, com promoção da Gazeta do Povo, é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Conselho Setorial da Indústria Têxtil e Vestuário do Paraná, e do Serviço de Apoio às Micro e Pe­quenas Empresas no Paraná (Sebrae/PR). Diferentemente da edição de junho, o evento deste mês terá o Showroom de Negócios, que reunirá mais de 40 marcas, a maioria paranaense. Acontecem ainda a mostra de novos talentos Ideia Moda, ciclo de palestras e exposições de escolas de moda.
Serviço
Fotos: Alexandre Mazzo.
Produção: Bruna Bill e Leo Tramontin.
Styling: Leo Tramontin.
Modelos: Gabrieli Lorine, Sthefani Micharki, Renata Luymara, Fernado Salla e Wagner Moura, da Ford Models Paraná, www.fordmodelsparana.com.br e (41) 3015-3747.
Beleza:
Centro de Formação Lady & Lord, Rua Marechal Deodoro, 475, fone (41) 3311-8600. Cabelo: Sol Proença, Gina Karina de Paula Xavier, Pablo Inisio Araújo de Almeida e Simone de F. Barbosa (professoras); Cristiane Kohagura Hirano, Nazaré Domingos da Cruz, Fran Gonçalves (trainees). Maquiagem: Sarah Anjos (professora); Cleyton Pattitucci e Thabata Kamille Enzo (trainees). Unhas: Crislene Rodrigues da Silva Coelho e Leticia Pedroso Sehmeil (professoras). Camareira: Marilza Ap. Machado, (41) 8452-8641.
Grifes e estilistas
All Purpose, www.allpurpose.com.br
Cyntia Fontanella, www.cyntiafontanella.com.br.
Docthos, www.docthos.com.br.
Estúdio Orbitato, www.orbitato.com.br.
Fábio Bartz, na Nonsense Jeans www.nonsensejeans.com.br.
Francesca Córdova, www.francescacordova.com.br.
Gildo Kist, (46) 3524-9054. Heroína – Alexandre Linhares, www.atelier-heroina.blogspot.com.br.
Lafort, www.lafort.com.br.
Thiago.Paes, (41) 3024.5991.
Ecocalema, (45) 9900-6539.
Sapatos:
Adoriabelle, www.adoriabelleofficiel.com.
Acessórios:
Camila Seidl, www.camilaseidl.com.br e Maria Dolores, www.designmariadolores.com.br.
Bolsas:
Guimaro, www.guimaroartefatos.com.br. Máxxima, ParkShoppingBarigüi.
Agradecimentos
Teatro Positivo (locação), Rua Pedro Viriatto Parigot de Souza, (41) 3317-3000. Loja Kraft (cadeiras, plantas e abajur), Av. Batel, 1.114, (41) 3233-4134.