Moda e beleza

E na passarela, elas: as “cabides”

Elisa Lopes
26/02/2010 15:40
Partindo da polêmica em relação à magreza excessiva de algumas modelos nas
mais recentes semanas de moda nacionais, o 4º Paraná Business Collection recebeu diversos especialistas na tarde desta quinta-feira (25), para debater assuntos, como os limites da magreza no mundo fashion e seu impacto na vida das
adolescentes.
A jornalista Danielle Brito (editora do suplemento Viver Bem do jornal Gazeta do Povo) mediou a mesa-redonda Magreza Excessiva: Padrão de Beleza?, que teve a participação da modelo Juliane Compagnoni, do coordenador do PBC Paulo Martins, do booker Aguinaldo Campos Cardoso, da psicóloga especialista em distúrbios alimentares Mariana Garcez Pereira de Almeida, e da estilista Karina Kulig.
“As modelos têm que ser magras, têm que ser um cabide”, definiu a estilista Karina, logo no início da conversa. Mesmo assim, segundo, ela, há um limite: a saúde. Em seguida, Paulo explicou mais detalhadamente a comparação das modelos aos cabides. “Homens não gostam de mulher magra, de um modo geral. Não é um padrão aceito pelo universo masculino. Você se arruma pra que? Para seduzir. Então, a magra, nesse contexto, é porque não dá para ter a mulher – desculpem a palavra chula – gostosa na passarela. Não dá para ter essa sedução”, disse ele.
A psicóloga Mariana Garcez falou de alguns casos de anorexia nervosa a que atende, principalmente o de uma menina de apenas 8 anos que passou duas semanas sem comer direito porque foi a uma loja de departamentos e só coube em roupas para meninas de 12 anos. “Para completar, a mãe dela disse: Se hoje é assim, imagine quando você for adolescente?”, contou ela. A modelo Juliane conta que a pressão é muita, e desde cedo. “Você sai do aeroporto e vai pra agência. Lá já tem gente com fita métrica te esperando”.
Para Aguinaldo, essa questão da fita métrica é real, e serve para que o agente encaminhe a modelo para o melhor mercado. “Se ela não tem padrão de passarela, é função do agente tentar convencê-la de que ela pode seguir como modelo fotográfica, por exemplo”, explica o booker.
Por fim, a jornalista Danielle Brito encerrou a conversa com uma frase da
estilista belga naturalizada norte-americana, Diane Von Furstenberg. “O
melhor relacionamento que você deve ter é com você mesma”.