Moda e beleza

Elegância à prova de mau tempo

Annalice Del Vecchio
26/02/2010 00:29
O cenário poderia ser a Avenida Paulista. O desfile da marca masculina Raffer, de Francisco Beltrão, começou com um ir-e-vir apressado de homens de terno e gravata protegendo-se da intempérie urbana com luvas, grossos cachecóis de tricô e guarda-chuvas.
A estilista Eliane Salmória apresentou uma coleção feita para homens que gostam de se vestir bem, mas com sobriedade e elegância. As roupas nem sempre precisam se adequar ao cinzento do céu: os trajes monocromáticos ou em tom sobre tom podem ser pretos, marrons e cinzas, mas também beges, cremes e até mesmo brancos.
Lembra aquelas boinas de lã usadas pelos vovôs? Pois elas aparecem em versões com estampas mais ousadas, quadriculadas ou xadrez, algumas até com grandes orelhas. O ar de passado dá charme ao visual moderninho de ternos com silhueta slim – aqueles mais justinhos – usados com sapatos sem meia e gravatas finas e curtas.
O homem cosmopolita não tem medo de combinar tecidos e padrões. Paletó xadrez com colete listrado? Por que não? Veludo grosso e poliéster? Também pode. O toque refinado se revela no colete de veludo na frente e cetim atrás, sobre camisa ou com costume completo. O exagero é permitido em trajes de cores discretas e pouco contrastantes que, para os mais friorentos, podem vir acompanhados com jaquetas, kabans e sobretudos quentinhos.