Moda e beleza

Estudante de Cianorte fatura Prêmio João Turin

Annalice Del Vecchio
27/02/2010 01:12
Com dois looks inspirados nas linhas daquele que revolucionou a poesia paranaense, o escritor Paulo Leminski, o estudante Acácio Neto, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), câmpus de Cianorte, faturou o primeiro lugar no 7.º Prêmio João Turin de Incentivo a Novos Designers de Moda, na última noite do 4.º Paraná Business Collection.
As modelos exibiram dois vestidos em preto e branco, com efeitos geométricos, inteiramente recortados em fitas horizontais e sobrepostos por peças feitas com cordões. O visual ganha aspecto ainda mais futurista com fios preto que perpassam o rosto.
Além do troféu João Turin, Acácio foi premiado com uma viagem a Paris e Milão, acompanhando uma comitiva empresarial organizada pela Fiep. A novidade da noite ficou por conta de um prêmio surpresa, oferecido pela CNA-Federmoda – associação que representa mais de 25 mil pequenas empresas do setor têxtil na região de Emília-Romagna, na Itália. O estudante terá a oportunidade de apresentar os looks vencedores do concurso no Riccione Moda Itália, evento que reúne cerca de 1,5 mil jovens talentos da moda mundial.
Inspirações
Os looks vencedores do segundo lugar são uma realização extremamente trabalhosa da jovem estilista Carolina Toppan Rabello, da TECPUC-PR, de Curitiba. Os vestidos muito justos, feitos com tule inteiramente nervurado preto e microfibra, valorizam o corpo feminino. Já as barbatanas dão sustentação às armações, formando desenhos sinuosos que se projetam nos ombros e ao longo do corpo.
As alegres estampas em tons flúor dos microvestidos da vencedora do terceiro lugar, a estilista Rubia Dallarmi Nisgoski, do Senai-PR, foram feitas por ela, fotografadas e plotadas nas lonas que deram origem às peças tomara-que-caia – uma delas com um belíssimo decote valorizando os seios.
Os haikais, poemas curtos japoneses muito utilizados por Leminski, inspiraram outros finalistas. A estudante Juliana Yumi Moryia, do Senai-PR, exibiu vestidos de festa sensuais, com babados e aplicações de tecido dobrado como origami. Um deles, um longo vestido branco, deixa as costas nuas e valoriza a cinturinha de pilão.
A arte em papel oriental e as vestes tradicionais japonesas também inspiraram criações, com direito a acessórios curiosos, como livros abertos fazendo as vezes de chapéus, leques e chinelos com sola de madeira.