Moda e beleza

Grifes paranaenses e nacionais agitam o Salão de Negócios

Da redação, com a colaboração de Andrea Torrente
05/06/2013 22:40
“É um evento que está se consolidando e está crescendo, a partir desse ano vamos dar um salto para outro nível”, explica Carla Cristina Werkhauser, coordenadora do Vestuário do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae). O objetivo dos organizadores é tornar o PBC o terceiro maior evento de moda do país. De acordo com Werkhauser, a abertura a marcas nacionais é um ganho para as empresas locais que “podem olhar os concorrentes de perto aprendendo com os erros e os acertos”, mas também incrementar seus negócios graças à vinda de clientes de outras regiões.
As novidades do Salão de Negócios
Uma das peças que mais atraiu a atenção do público do Salão de Negócios foi um vestido da Cristine Couture, marca presente no PBC pela primeira vez. Curto e coberto de cristais, essa produção chega a custar U$ 14 mil nos Estados Unidos. Mas a designer Michelle Beatty, 34, garante tê-la trazida ao Brasil “por um preço mais acessível”.
A grife paranaense Moça Prendada exibiu seu característico trabalho macramê, uma técnica de tecelagem feita totalmente a mão, sem utilizo de agulhas. As bolsas e os acessórios produzidos no atelier de Campo Bonito, no oeste do estado, já conquistaram Suiça, Espanha, Japão e França. “A atenção para o detalhe é nosso diferencial no mercado”, assegura a designer Rosangela Iaschombech, 35.
Ao lado de grifes de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso, diversas empresas de Minas Gerais participam do evento. O estilista Luiz Cláudio, da marca Heliana Lages de Belo Horizonte trouxe o que de melhor apresentou na última edição da São Paulo Fashion Week: “A nossa aposta para o verão 2014 é uma coleção de roupa com uma estrutura mais slim e com cores muito fortes”.
Pela primeira vez em Curitiba, Divinissima, grife de Divinópolis (MG) especializada em acessórios e bijuterias, promove uma coleção de peças geométricas e coloridas, inspiradas no clássico barroco mineiro. Um estilo que já conquistou novos clientes como a curitibana Beatriz Stresser, 50, dona da loja de lingerie La Loie. “Essas peças combinam perfeitamente com meus produtos”, revela satisfeita.
Quem investe numa linguagem diferente é a estilista carioca Rosana Bernardes, há 30 anos no mercado: ela desenha brincos, colares e braceletes com strass Swarovski. Com 220 lojas espalhadas no Brasil e pela primeira vez no PBC, confessa ter encontrado “um evento maravilhoso e muito organizado”.