Moda e beleza

Misturas de Kulig abrem primeira noite do PBC

Danielle Brito
23/02/2010 00:49
Apostar em alguém da casa, mas que tem muito tempo de estrada e o respeito dos formadores de opinião em moda nacionais. Jefferson Kulig abriu com chave de ouro o primeiro dia do 4.º Paraná Bussines Collection.
Numa investida coerente, madura e cheia de personalidade, o estilista mostra porque conseguiu construir uma carreira de respeito, paetê por paetê, com o perdão do trocadilho.
Jefferson trouxe uma versão editada do desfile que apresentou na última São Paulo Fashion Week, evento que é sua principal vitrine para o mercado nacional e internacional. A ideia que norteia o conjunto é o mesclar, verbo que o curitibano desdobra na forma de mistura de materiais, texturas e referências.
Num mesmo look, malha e crochê, jérsei com paetês, tule com moletom. O nobre e o casual. O TK borracha, tecido desenvolvido pelo estilista com a indústria têxtil, é cortado a laser ganhando a aparência de renda em vestidos e blusas.
O sapato tem informação esportiva, tecnológica e masculina. Para Curitiba, a novidade foi o tecido importado cobre, no qual forjou vestidos de festas fluidos com acabamentos em metal.
No corpo, a roupa cai arquitetadamente desestruturada, os ombros são valorizados e a silhueta é próxima ao corpo, mas sem colar. Sua cliente prefere mostrar partes do corpo menos óbvias, como as costas. Os comprimentos e decotes são comportados. As estampas reproduzem texturas como o tricô e bolinhas que lembram o fundo do mar.
Kulig também reforça em sua terra natal a recém-lançada campanha “Você Usa Roupa ou Design!” Quer provocar o consumidor a questionar o valor da roupa, “fazer a moda pensar”, em suas palavras. Para ele, há muita diferença entre investir em uma peça que realmente tem um pensamento de design por trás do que em outra que só vale pela marca, pelo marketing.
Ao trazer a maior estrela da moda paranaense para abrir o evento, o PBC acerta: encheu a sala de desfiles e levou presenças “estreladas” para a primeira fila como Paola de Orleans e Bragança e a primeira-dama da cidade Fernanda Richa.
Entre as modelos, Bruna Brito, da Ford, segunda colocada na última edição do Brazilian’s Next Top Model e Fernanda Engmann, capa do primeiro suplemento do Paraná Bussines Collection, que circulou no último domingo na Gazeta do Povo.