• Carregando...
Paranaenses fazem moda sustentável
| Foto: GAZETA

As peças da Econtexto estão expostas junto com criações da marca curitibana Joyful. O diretor de pesquisa e desenvolvimento da grife, Adilson Filipaki, explica que foram usados algodão orgânico e lona de banners para o tricô das peças. “Saímos do reciclado para o natural, porque usamos a lona, processada em fitas finas para o tricô, até o algodão, tingido com casca de nogueira”, diz. A preocupação com o meio ambiente da Joyful vai além da produção de roupas. A própria loja foi construída seguindo as diretrizes da certificação Green Building, privilegiando o uso de luz natural e materiais menos agressivos ao ambiente.

Um dos objetivos da Joyful para 2010 é certificar as produções com o selo IBD, do Instituto Biodinâ­mico, que atesta produtos de origem orgânica no Brasil. Para isso, é preciso atestar a qualidade dos produtos fornecidos por toda a cadeira produtiva que trabalha com a marca. E é justamente a ampliação da rede de fornecedores de matéria-prima sustentável que pode determinar o crescimento da produção ecofashion. “É um mercado que pode ser ampliado, mas exige que os processos produtivos sejam repensados”, afirma a consultora do Sebrae-PR Carla Werkhauser. Um exemplo é o volume de produção do algodão orgânico, que equivale a apenas 1% da commodity.

Serviço: O Paraná Business Collection ocorre até a próxima sexta-feira no Cietep (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico), em Curitiba. Para hoje, estão programados desfiles das marcas Picnicdelefante, Basic e All Purpose.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]