Moda e beleza

PBC: Amostra Ideia Moda promove o trabalho de novos designers

Flavia Schiochet, especial para a Gazeta do Povo
01/07/2012 01:35
Quem abriu foi Juliana Moriya, cuja coleção foi inspirada na obra do arquiteto Oscar Niemeyer. Utilizando pouca cor, Juliana apostou em formas mais fluidas em contraposição às modelagens mais próximas ao corpo. As irmãs Gutta e Carollina França buscaram na África o tom para o verão 2013 da Jambo: cores fortes, como o azul royal, tangerina e amarelo apareceram acompanhados de bordados e miçangas em peças largas, dando um toque alegre à vida urbana.
Marcelo Carraro, da MC Inconcept, trouxe uma proposta à moda festa jovem, com volumes criados a partir da estrutura da própria roupa. Não faltou transparência e renda, adicionando ainda mais sensualidade à próxima estação. A marca Hype, da estilista Karla Pereira, fez referência aos filmes “Cisne Negro” e “O Homem que não Amava as Mulheres”, e propôs transparências e volumes também aos homens. Karla quis mostrar o equilíbrio entre a força e a fragilidade feminina a partir da mistura de materiais e volumes.
Fechando o primeiro bloco, Karina Taques trouxe tons terrosos às passarelas do PBC. A coleção, inspirada na cultura indígena, apresentou franjas, padronagem e adereços que davam um toque mais colorido. Marrom, vermelho escuro, verde e os indefectíveis preto e branco apareceram em comprimentos mini para elas e peças discretas para eles.
O segundo bloco abriu com Alexandre Linhares, da Heroína, que trabalhou nos últimos dois anos em cima desta coleção. Ele diz não fazer roupas, e sim usar o corpo como um suporte para sua criação. Apesar disso, muitas das tendências vistas no line up principal apareceram: é o caso das transparências e paetês.
Os tecidos leves não poderiam faltar em uma coleção de verão, e foi o que trouxe a dupla da Ab Couture, das irmãs Ana Carolina e Gabriela Abdulmassih. Muita pedraria e silhueta marcada em tons de azul, amarelo e dourado em tecidos como poliamida, crepe e rendas. Danielly Narimato, segundo lugar do prêmio João Turin de 2011, também trouxe silhueta marcada, mas como uma demonstração da perda gradual de liberdade do homem atualmente. Ela apresentou peças sóbrias e diferentes gramaturas e tonalidades de jeans, além de modelagens feitas predominantemente em moulage.
Edison Corpo, da Nokaos, resgatou valores nacionais como protesto à entrada de produtos estrangeiros no Brasil. Abusando de cores vibrantes e looks com diversas misturas, Edison apresentou uma coleção com muitos adereços em pena, palha, sementes e apliques. Como pede o verão, a moda praia fechou o Ideia Moda com a coleção de Fabiane Villatorre. Cores fortes como o roxo e o verde água apareceram em biquínis e maiôs, com saídas de praia mais discretas.