Moda e beleza

Verão feito para nós

Larissa Jedyn, larissa@gazetadopovo.com.br, e Aline Baroni, especial para a Gazeta do Povo
08/07/2012 03:04
Moda paranaense, com certeza, de sotaque, de alma e de referências. Foi o que se viu nos cinco dias do Paraná Business Collection (PBC), maior evento de moda do estado que reuniu no fim de junho, em Curitiba, as apostas de marcas e estilistas locais para a primavera-verão 2012/2013.
Na passarela, o jeito paranaense de fazer verão não nega o talento para a moda urbana, com base na alfaiataria e no streetwear. Mas houve espaço também para roupa sofisticada, tecidos finos, estamparia exclusiva, muito bordado e até moda praia.
Entre as principais tendências para eles e para elas está – sobretudo –o contraste entre duas ou mais referências, como o esportivo e o clássico, o rústico e o sofisticado, os tecidos transparentes e os mais densos, as cores e as bases neutras.
Antenados com os rumos da moda para as próximas estações, os estilistas daqui ventilaram na passarela algumas tendências para o verão, como as saias – em vários formatos e comprimentos –, muito brilho (lurex, aplicações, couro metalizado, bordados), combinações de padronagens diferentes, alfaiataria fina feita com inspiração militar e de clássicos desconstruídos. Entre as cores, muito branco, preto, nude e tons doces, claros e multicoloridos, como verdes, azuis, rosados e amarelos lavados.