• Carregando...
Foto: Bistock
Foto: Bistock| Foto:

Durante uma semana, 30 estudantes de design de moda participarão do primeiro reality show produzido pela Unicesumar, em Maringá (PR). Selecionados entre 300 inscritos de todo o Brasil, os alunos do curso à distância virão de 13 estados para enfrentar uma série desafios relacionados à moda. O Fashion Reality começa na segunda-feira (24) e segue até o dia 28 de julho. O evento será gravado 24 horas e a transmissão será feita diariamente através do blog da Unicesumar.

Sebastiana Sousa, de 72 anos, pisará pela primeira vez em terras paranaenses para participar do programa. Ela vive em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e faz roupas desde os 15 anos. Assumiu o título de costureira há pouco menos de uma década, quando deixou o escritório de contabilidade.

“Decidi que quando me aposentasse trabalharia com moda, porque sou apaixonada pelo assunto”, conta. Sebastiana transformou a casa em ateliê e hoje confecciona roupas sob medida, com destaque para os vestidos de festa. Ela cursa o primeiro ano do curso de moda da Unicesumar.

“Estou aguardando tudo com muita expectativa. Gosto de desafios e acho que a troca de conhecimento com os participantes vai ser muito interessante”, diz.

Sebastiana Souza, 72, virá sozinha do Mato Grosso do Sul para participar do Fashion Reality. Foto: Divulgação Unicesumar.
Sebastiana Souza, 72, virá sozinha do Mato Grosso do Sul para participar do Fashion Reality. Foto: Divulgação Unicesumar.

Rotina restrita

Os alunos ficarão confinados nos laboratórios de moda do campus sede da Unicesumar e as atividades diárias ocorrerão das 6h30 às 23h. Dentro deste período, os participantes terão horários determinados para café da manhã, almoço, jantar e banho.

Diariamente, terão 30 minutos para falar com a família e amigos, e só. É proibido utilizar o celular e se conectar nas redes sociais. A internet será permitida apenas para pesquisas referentes às produções dos trabalhos. “Os participantes vão buscar e resgatar tudo o que estudaram durante o curso para aplicar nas provas. É uma oficina de conhecimento em que eles deverão agir como verdadeiros designers de moda”, afirma Sandra Franchini, coordenadora do curso.

O desafio

Logo no primeiro dia, os participantes – divididos em 10 grupos de três pessoas – receberão as instruções para a grande prova, que consiste na criação de uma peça de gala até o fim da semana. Porém, outras tarefas diárias serão distribuídas durante o reality.

“Um dos maiores desafios vai ser o trabalho em equipe. Quando você cria sozinho, coloca no papel tudo o que quer; durante a semana, eles terão que compartilhar as ideias e abrir mão de muitas escolhas”, diz Sandra.

Cada uma das peças criadas para a prova final será apresentada em um desfile e julgada por uma banca examinadora composta por professores e profissionais da área. Os três primeiros grupos colocados receberão uma premiação em dinheiro.

LEIA TAMBÉM

>>> Com roupas de alta tecnologia, estilista paranaense conquista Nova York

>>> Seja seu próprio estilista: confira como e onde fazer a própria roupa em Curitiba

>>> Estilista gaúcho trabalha há 10 anos em projeto de bota para Lady Gaga

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]