Moda e beleza

Bruna Covacci

Senai Brasil Fashion: prévias de minicoleções criadas com Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga são apresentadas

Bruna Covacci
22/07/2015 16:47
Thumbnail

O estilista mineiro Ronaldo Fraga com a paranaense Amanda Castro

O SENAI Brasil Fashion se encaminha para a reta final. Hoje, os nove alunos participantes, apresentaram uma prévia das coleções que serão desfiladas no próximo dia 13, em São Paulo. Cada um preparou três looks inspirados no tema “A Influência do Mundo no Brasil”. O evento, promovido pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai CETIQT), tem a intenção de dar visibilidade a novos talentos do mundo da moda.
Participantes posam para foto durante apresentação de material
Participantes posam para foto durante apresentação de material
Entre os concorrentes está a paranaense Amanda Castro, aluna de Tecnologia em Design de Moda do Senai. Durante todo o processo, ela contou com estilista mineiro Ronaldo Fraga como coach. “Nunca tinha imaginado participar de um evento como esse. O mais legal é poder trocar informações e conhecimentos, tanto com os estilistas, como com os outros alunos do país inteiro”, disse a estudante. Alexandre Herchcovitch e Lino Villaventura são os outros coaches envolvidos no processo.
Ronaldo Fraga e Amanda Castro
Ronaldo Fraga e Amanda Castro
“O SENAI Brasil Fashion é a maior vitrine para novos talentos que estão sendo formados pela educação profissional de moda. Durante o processo, os alunos aprendem a ter uma visão 360° da profissão, tomando decisões que vão da concepção inicial da minicoleção até a estreia na passarela, passando por construção de styling, maquiagem, cabelo, cenografia e trilha sonora”, explica Flavio Sabrá, gerente de Inovação Estudos e Pesquisas do SENAI CETIQT e curador do projeto.
“O principal desafio dos alunos tem sido aliar o processo criativo com a produção industrial. E é justamente este o grande diferencial do SENAI Brasil Fashion: tirar os alunos da sala de aula e dar a eles uma experiência prática, com o acompanhamento de profissionais que são referência no mercado brasileiro e internacional da cadeia têxtil e de confecção”, completa Sabrá.
Para selecionar alunos participantes foram avaliados portfólio, desenhos autorais, criatividade e potencial para construir uma grande carreira como estilista. O grupo é formado por Amanda Castro (PR), André Fortes (SP), Jéssica Cerejeira (RN), Laís Alves (PB), Michel Cardoso (RJ), Natália Menezes (MG), Sabrina Bublitz (SC), Tiago Prado (PA) e Willame Knowles (MA).