• Carregando...
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest| Foto:

A tendência dos cabelos coloridos inspirados em unicórnios, sereias e arco-íris continua fazendo a cabeça das mulheres. E, na tentativa de evitar desembolsar algumas centenas de reais com salão de beleza, muita gente se aventura em casa com os descolorantes e pigmentos. A britânica Kirsty Weston, 29, foi uma delas. Resultado: sofreu consequências dolorosas e irreversíveis no couro cabeludo.

Kirsty utilizou dois ingredientes conhecidos de longa data de quem costuma pintar os cabelos por conta própria: água oxigenada e descolorante. O problema é que ela aplicou a mistura diretamente no couro cabeludo e, 15 minutos depois, o pesadelo começou. A britânica sentiu a cabeça ficar muito quente e, em seguida, viu fumaça saindo da região. “A dor era absurda”, afirmou em entrevista ao Daily Mail UK.

Mesmo tendo lavado os cabelos logo após, não houve jeito. O produto havia penetrado o couro cabeludo, causando queimaduras profundas. Desde março, quando o acidente aconteceu, a britânica já passou por cinco cirurgias de reconstituição, mas grande parte de seu  cabelo nunca mais voltará a crescer.

Cabelo de Kirsty Weston antes e depois de tentar descolorir em casa. Foto: PA Real Life
Cabelo de Kirsty Weston antes e depois de tentar descolorir em casa. Foto: PA Real Life

Por que você não deve fazer isso em casa

Os especialistas em cabelo são categóricos: não se deve fazer um procedimento tão demorado e perigoso por conta própria. “É muito fácil perder o controle, são produtos químicos”, alerta Thiago Alberto Ferreira, colorista do Vimax Art Hair & Beauty. Segundo o especialista, o processo pode levar seis horas até ficar completo.

Ele explica que a descoloração total do couro cabeludo, conhecida como decapagem, não é um processo indicado por ser muito agressivo. “Não salva nada do cabelo saudável”, explica. Além disso, como o couro cabeludo é uma região do corpo cuja circulação sanguínea é intensa, o produto age mais rápido ali, o que pode causar não só diferença de tom ao longo dos fios como também agredir a pele, como aconteceu com Kirsty.

O procedimento mais indicado é deixar pelo menos uma parte da raiz livre, para evitar esse tipo de acidente, garante o cabeleireiro.

Cabelos mais claros sofrem menos 

Quanto mais claras forem as madeixas, melhor: não é preciso abrir demais as cutículas dos fios, já que o pigmento “pega” mais facilmente. Já quem tem cabelos escuros precisa passar mais tempo com o descolorante. Nesse caso, utiliza-se um processo semelhante às mechas.

Cabelo arco-íris feito por Thiago Alberto Ferreira, colorista do Vimax Art Hair & Beauty. Foto: Divulgação
Cabelo arco-íris feito por Thiago Alberto Ferreira, colorista do Vimax Art Hair & Beauty. Foto: Divulgação

Tons pastel são os que mais agridem os fios

Para conseguir tons clarinhos, como rosa bebê, azul claro e turquesa, a descoloração precisa ser mais agressiva, de modo que o pigmento fique no tom certo. “O cabelo precisa estar praticamente platinado, como uma tela em branco”, afirma Ferreira. Por exemplo: se as madeixas estiverem douradas, ao combinar uma tinta azul com o tom do cabelo, os fios ficam verdes.

Já as cores mais vibrantes, como azul, roxo, verde e pink se revelam mais facilmente – quando o cabelo está dourado, por exemplo.

Quanto tempo dura o efeito colorido?

Depende da saúde do cabelo. Quanto mais descolorido, menos vai durar, segundo Ferreira. Com um tonalizante de boa qualidade, o pigmento começa a desbotar depois de três lavagens, em média, e sai por completo após 10 lavagens.

Confira algumas inspirações:

Fotos: Pinterest
Fotos: Pinterest
Mulher coloriu cabelos “como os de unicórnio” em casa e ficou quase carecaMulher coloriu cabelos “como os de unicórnio” em casa e ficou quase carecaMulher coloriu cabelos “como os de unicórnio” em casa e ficou quase careca

LEIA TAMBÉM

>>> Primeira jaqueta impressa em 3D está à venda em e-commerce e custa quase R$ 5 mil

>>> Estudo revela qual é o batom preferido das mulheres: não é o vermelho!

>>> Aprenda a fazer o clássico coque banana em vídeo exclusivo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]