• Carregando...
Tecidos leves e modelagens confortáveis,  com inspiração em artistas conhecidos ou não, marcaram o primeiro dia do SPFW
Tecidos leves e modelagens confortáveis, com inspiração em artistas conhecidos ou não, marcaram o primeiro dia do SPFW| Foto:

O tema da 41ª. edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), que começou ontem (25), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, foi quase seguido à risca no primeiro dia o evento. As “Mãos que valem ouro” que inspiram a edição motivaram também os estilistas a buscarem um processo criativo artesanal e único para os seus trabalhos. Arte, literatura, música e cultura popular foram os pontos em comum das coleções que inauguraram o evento.

Lilly Sarti: inspiração em seres fantásticos e nas xilogravuras do artista Gilvan Samico. Foto Zé Takahashi-Agência Fotosite
Lilly Sarti: inspiração em seres fantásticos e nas xilogravuras do artista Gilvan Samico. Foto Zé Takahashi-Agência Fotosite

A começar por Lilly Sarti, que fez o primeiro desfile oficial do evento no Pavilhão da Fundação Bienal. A inspiração da marca foram os seres fantásticos e as lendas e narrativas populares do sertão nordestino, associadas às xilogravuras do artista pernambucano Gilvan Samico. A diretora de estilo que dá nome à marca trabalhou com seda, linho, algodão e renda, para citar alguns tecidos que dão fluidez e conforto sem perder a feminilidade e elegância. Completam a coleção, baseada também nas esculturas em madeira do designer Hugo França, acessórios com matéria prima em couro, assim como argolas e pedras naturais.

Uma Raquel Davidowicz lança linha de alfaiataria casual, que não desbota mesmo depois de várias lavagens. Foto:  Zé Takahashi - Agência Fotosite
Uma Raquel Davidowicz lança linha de alfaiataria casual, que não desbota mesmo depois de várias lavagens. Foto: Zé Takahashi - Agência Fotosite

Para comemorar as duas décadas de existência, a marca Uma Raquel Davidowicz também apostou em tecidos fluidos, com fibras naturais, como seda, algodão e linho. A estilista apresentou como novidade uma alfaiataria casual, de algodão com elastano, que não desbota mesmo quando submetida a várias lavagens. Essa é a tendência do conforto com a praticidade cada vez mais levada a sério pelas marcas que encaram o consumismo de outra forma, oferecendo muito mais qualidade do que uma compra rápida, para satisfazer um desejo imediato.

Amabilis: marca capixaba estreou no evento. Foto: Zé Takahashi - Agência Fotosite.
Amabilis: marca capixaba estreou no evento. Foto: Zé Takahashi - Agência Fotosite.

A Amabilis, que estreou no evento, dentro do Projeto Top Five, do SEBRAE, ousou no desfile-espetáculo, levando músicos para a passarela. Apresentou uma coleção diversificada, ora calcada no prata e amarelo, ora apostando na leveza, mas ainda sem uma unidade aparente.

Unidade, no entanto, é a palavra chave de quem sempre se supera a cada edição. Sim, falamos de Ronaldo Fraga, que foi buscar na literatura a principal inspiração para coleção “Re-Existência”. O desfile começou com os modelos com rostos cobertos, antes do estilista apresentar a nova coleção inspirada no moçambicano Mia Couto e no angolano Valter Hugo Mãe. Flores e grafismos multicoloridos em tecidos e modelagens leves revelam mais do que uma tendência, trazem impressa a experiência do estilista que faz história no Brasil.

Coleção "Re-Existência" de Ronaldo Fraga: ponto alto do primeiro dia do evento. Foto: Zé Takahashi - Agência Fotosite
Coleção "Re-Existência" de Ronaldo Fraga: ponto alto do primeiro dia do evento. Foto: Zé Takahashi - Agência Fotosite

História, aliás, que vai passar por Curitiba. A gerente de Marketing do Pátio Batel Mariane Caponi e a gerente comercial Vanessa Xavier estiveram especialmente no evento para conferir o desfile e contaram à reportagem que o estilista vai expor obras que retratam antigas coleções no final deste mês, no Piso L1 do Patio Batel. Resta esperar.

A 41ª. edição do SPFW prossegue até sábado. Confiraos desfiles que acontecem nessa terça-feira (26):

Paula Raia 10h00

Osklen 11h30

Vix 12h30

Lolitta 15h00

Adriana Degreas 16h00

A. Brand 17h00

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]