Moda e beleza

Bruna Covacci

Quer saber de quem é o desfile com inspiração indígena mostrado em Verdades Secretas?

Bruna Covacci
07/08/2015 15:10
Thumbnail

Agencia Fotosite - Desfile Cavalera

Quando estivemos no desfile da Cavalera na São Paulo Fashion Week, em abril deste ano, o zum zum zum era que a Globo estava gravando uma novela. Era “Verdades Secretas”, que ainda nem tinha sido anunciada. No evento, a apresentação foi um espetáculo à parte. Realizado ao ar livre, no primeiro dia da semana de moda, o desfile tinha uma trilha sonora única: entoada por vinte índios da tribo Yawanawá, do Acre.
Tudo aconteceu à noite, em volta de uma fogueira com jornalistas, compradores e celebridades, que depois se mostraram atores da novela: Marieta Severo (Fanny), Rodrigo Lombardi (Alex), Deborah Secco (na época escalada para ser Carolina, a mãe de Angel que é Drica Moraes) e Ronaldo Fenômeno. Personalidades da moda como Dudu Bertholini e Lilian Pacce contracenaram. No momento, ninguém entendia os motivos que faziam Reinaldo Gianecchini e Yasmin Brunet passarem com a mesma roupa na passarela circular mais de uma vez. Fato que só entendemos ontem à noite, quando o episódio gravado durante o desfile foi ao ar.
As roupas traduziam a experiência do estilista da marca Albero Hiar, que passou uma breve temporada junto com a tribo. Nas roupas, elementos inspirados na cultura indígena, como os bordados que traduziam o trabalho com miçangas e referências ao “kene” – desenhos que possuem significado espiritual e dão nome à coleção. Nas estampas, onças, borboletas e cobras, que lembram os bichos que estão ligados ao cotidiano da tribo. A mulher aparece forte e sensual, com decotes e pernas de fora. Os homens juntam a vida na selva à praticidade, daí detalhes que fazem toda a diferença: alfaiataria com zíper foi o ponto alto.