Moda e beleza

Katia Michelle, especial para Gazeta do Povo

Rafael Chaouiche retorna a Curitiba para desenvolver nova coleção

Katia Michelle, especial para Gazeta do Povo
07/06/2016 14:19
Thumbnail

O estilista Rafael Chaouiche e atriz Taís Araújo nos bastidores do programa. Foto: arquivo pessoal.

A primeira coleção do estilista paranaense Rafael Chaouichefinalista do programa “Como Manda o Figurino”, do Fantástico – faz uma alusão a cisnes em algumas de suas estampas. Não por acaso. Várias simbologias são atribuídas a esse tipo de ave, incluindo a da transformação. E é exatamente essa fase que Chaouiche, após receber holofotes com sua participação em um programa nacional, está.
Depois de chegar às finais de “Como Manda o Figurino”, o talento de Chaouiche chamou a atenção de diversas personalidades ligadas à área. Agora, por exemplo, acaba de assinar alguns dos figurinos que a atriz Taís Araújo usa na série Mister Brau, também exibida pela Globo. Um deles ainda nem foi ao ar.
Taís Araújo veste peças da coleção Celeste, com estampa de cisne, assinada por Chaouiche. Foto: Rafael Chaouiche.
Taís Araújo veste peças da coleção Celeste, com estampa de cisne, assinada por Chaouiche. Foto: Rafael Chaouiche.
LEIA TAMBÉM
O convite para assinar os looks foi feito por figurinistas da própria emissora, depois da participação do programa do Fantástico. Chaouiche chegou até o último episódio, mas foi eliminado na final. E mesmo perdendo para Yuri Yanamoto, o paranaense ganhou em maturidade. Principalmente porque logo depois do programa, desenvolveu – e vendeu em showroom de São Paulo – a sua coleção denominada Celeste, que traz o azul e as estampas de cisnes em várias peças.
Taís Araújo, no episódio Mistre Brau, com mais uma peça da coleção Celes, assinada pelo paranaense. Foto: divulgação.
Taís Araújo, no episódio Mistre Brau, com mais uma peça da coleção Celes, assinada pelo paranaense. Foto: divulgação.
As peças estavam no Contemporâneo Showroom, mesmo espaço em que é comercializado peças de estilistas como Patrícia Vieira e Tufi Duek. Bem aceita em São Paulo, a coleção foi comprada por lojas da capital paulista, Belo Horizonte, Porto Alegre e Bahia, além, é claro, de Curitiba. E é para cidade em que veio estudar moda aos 17 anos, que ele retorna agora, depois de curta temporada na capital paulista, onde curtiu as dores e amores de estar em um grande centro de moda.
Natural de Calógeras, distrito da cidade de Arapoti, no centro leste do estado, o rapaz que hoje está com 22 anos diz que aprendeu muito desde que foi convidado para o programa. “Hoje sei como funciona a produção de uma coleção, a lógica, o processo. Antes só sabia criar”, conta. Tanto que acaba de vender a coleção Verão 2017 e já está pensando na de inverno. Avesso ao conceito “see now, buy now” (veja agora, compre agora), adotado pela mais recente edição do São Paulo Fashion Week e por outras semanas de moda, internacionais inclusive, Chaouiche prefere apostar em qualidade em detrimento do tempo.
“Acho que esse movimento atrapalha a qualidade do produto. Toda coleção tem um tempo de desenvolvimento que não acompanha essa rapidez do mercado”, analisa. O estilista conta que está mais preocupado com a pesquisa e qualidade da matéria-prima e produção do que acompanhar o calendário imposto pelas grandes semanas de moda.
Sua próxima coleção ainda não tem nome. Ele já adianta que ela vai usar materiais artesanais, como fuxicos, e alfaiataria. Mas para por ai nas revelações, pois uma das coisas que aprendeu é que o mercado da moda não é apenas glamour.  A estimativa é que Chaouiche termine a produção em quatro meses, então deve voltar a passar uma temporada em São Paulo para promover as vendas.
SERVIÇO
Em Curitiba, a coleção Celeste, de Rafel Chaouiche pode ser encontrada na multimarcas Namix, Rua Recife, 51, Cabral, fone (41) 3027-7752.