Moda e beleza

Bruna Covacci

Rosa ou lilás? Sapato que muda de cor é o novo “vestido azul e preto”

Bruna Covacci
09/07/2015 16:58
Thumbnail
Pedido de ajuda para compor look começou a polêmica. (Imagem: Reprodução)
Lembra-se da discussão sobre o vestido que era azul e preto para alguns e branco e dourado para outros? Mais uma discussão sobre tons tomou conta da internet. Na terça-feira (6), a usuária norte-americana do Twitter @totallymendes usou a rede para pedir um conselho de moda.
Com duas cores de esmaltes na mão, ela queria saber qual das duas combinava mais com o sapato que iria usar.Assim, a famosa discussão #thedress se tornou #theshoe, já que as pessoas não conseguem se decidir com relação à resposta, e mais: muita gente muda de opinião.
“Testamos”
Na redação do Viver Bem, fizemos uma enquete com as duas opções. 45% da equipe escolheu o tom lilás, da esquerda, enquanto 25% optou pelo rosa e 30% viu as duas cores. Uma percepção geral é a de que, quando olhamos a imagem de frente, optamos pelo esmalte da esquerda, e, ao olhar por outro ângulo, de lado, optamos pela direita.
Ciência
A resposta para o enigma é a mesma que usada pelo neurocientista Bevil Conway em artigo da revista Wired para o mistério do vestido: os olhos e o cérebro humano evoluíram para ver cores em um mundo que tenha iluminação solar.
O especialista ensina que a diferença tem a ver com as três tonalidades que enxergamos ao longo do dia, que cria um eixo cromático que varia entre um vermelho/rosado do amanhecer, passando por um azul/branco do meio-dia e um crepúsculo avermelhado no fim da tarde. Assim, o que muda é a nossa percepção da cor do sapato.
O caso ainda é resolvido no mundo dos filtros. Isso quer dizer que quem tirou a foto aumentou a exposição, aumentando o brilho e o contraste. Então, sim, o sapato muda de cor.
Mais seguidores
Depois da “brincadeira”, a usuária do Twitter ganhou um total de 7 mil seguidores e conta no seu perfil: “Fiz essa conta para poder tuitar vídeos sem irritar pessoas da minha cidade. Agora, tenho sete mil seguidores e o #theshoe aconteceu”.