Moda e beleza

Bruna Covacci

Saiba como deixar seus pés prontos para o verão

Bruna Covacci
25/12/2016 09:00
Thumbnail
O calor chega e as mulheres dizem adeus aos sapatos fechados. É a hora dos pés ficarem à mostra. Para não passar vergonha ao exibi-los com rasteirinhas ou chinelos, algumas dicas preciosas podem ajudar a minimizar calos, calcanhares rachados ou outros reflexos do clima frio.
Leia mais:
De acordo com a podóloga Leide Quadros, do Torriton, para acabar com os calos e as fissuras do calcanhar, é muito importante hidratar os pés pelo menos duas vezes ao dia com um produto específico . “Opte por aqueles que contenham ureia, ácido salicílico e ácido lático na composição, que tem maior poder de hidratação”, indica. Outra dica é a de fazer esfoliação uma vez por semana. A especialista explica que a falta de umidade, dieta pouco saudável e o uso de alguns tipos de sapatos podem potencializar o ressecamento e as fissuras que surgem no inverno.
“Não deixe o pé sempre com esmalte, a unha precisa de tempo para respirar e para não ficar ressecada”. Segundo Leide, é indicado deixar a unha livre de qualquer produto pelo menos durante uma semana em cada mês; e o costume de lixar a sola dos pés todas as semanas pode fazer o efeito contrário e deixar a pele mais grossa. “O corpo interpreta a ação como uma agressão local, a pele engrossa para poder proteger”.
Para evitar que as unhas encravem é preferível cortar no formato quadradinho.  “Se você optar pelo formato redondo tem que lixar bem os cantos para evitar qualquer machucado”. A dica de Leide é fazer a unha a cada 15 dias.
Cores nos pés
Não existe regra, algumas mulheres preferem deixar os pés sem esmaltes, outras gostam de combinar a mão e o pé e ainda há aquelas que só passam tons claros puxando para o branco.