Moda e beleza

Bruna Covacci

Veja por que esses filmes concorrem ao Oscar de melhor figurino

Bruna Covacci
26/01/2017 20:00
Thumbnail
O conceito visual dos filmes é fundamental para a narrativa das histórias. Por exemplo, como pensar em um clássico como “Curtindo a Vida Adoidado” sem tantas referências aos trajes usados nos anos 1980? Durante o Oscar, os olhares se voltam para os filmes indicados a receber as estatuetas da Academia também pelas roupas, já que elas podem ajudar mais do que a estética do personagem como também traduzir mudanças na trama da passagem do tempo ou do humor. Na trilogia “O Poderoso Chefão”, por exemplo, Connie (Talia Shire), da família Corleone, começa o primeiro filme usando muitas roupas coloridas, depois, envolvida em um relacionamento abusivo começa usar tons mais sóbrios, até chegar ao último filme da trilogia, altamente envolvida com a máfia em que veste, basicamente, preto.
Leia mais:
Na cerimônia que acontece no dia 27 de fevereiro (sim, em pleno Carnaval!), os filmes indicados a melhor figurino foram: “Aliados”, “Jackie”, “La La Land: Cantando Estações”, “Animais Fantásticos e Onde Habitam” e “Florence: Quem é essa Mulher?”. A seguir, saiba mais sobre os eleitos e faça suas apostas pelo grande vencedor.
Jackie (Madeline Fontaine)
Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.
Dirigido por Pablo Larraín, Jackie conta a vida de Jacqueline Kennedy (Natalie Portman), primeira-dama americana durante seu casamento com John Kennedy. A figurinista Madeline Fontaine concorre a estatueta pela primeira vez. O grande destaque da trama é o famosíssimo tailleur pink (usado por Jackie no momento em que o presidente foi assassinado). Apesar de muito parecer Chanel, o modelo era da marca Chez Ninon – seu sogro, Joseph Kennedy, havia pedido a Jackie que não usasse roupas de grifes francesas. Ela também é a figurinista de  “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001) e da cinebiografia de “Yves Saint Laurent” (2014, a de Jalil Lespert com Pierre Niney).
La La Land (Mary Zophres)
Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.
As décadas de 1950 e 1960 são representadas no musical sem cair no caricato. Estrelado por Ryan Gosling e Emma Stone, o filme conta a história de uma aspirante a atriz e um pianista de jazz que se apaixonam e procuram fazer o relacionamento dar certo enquanto perseguem o sucesso no showbiz. A estética mescla retrô e contemporâneo. A figurinista Mary Zophres já concorreu a estatueta com “Bravura Indómita” (2010). “La La Land” é o recordista em indicações para a Academia.
Aliados (Joanna Johnston)
Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.
Os espiões Max Vatan (Brad Pitt) e Marianne Beausejour (Marion Cotillard) lidam com uma situação complexa: após um tempo de felicidade conjugal, Max descobre uma conexão da esposa com nazistas. O figurino retrô, com cara de filme noir, é uma das características da figurinista Joanna Johnston, que também assinou as produções “Lincoln” (2012), O “Agente da U.N.C.L.E.” (2015) e “De Volta Para o Futuro Parte 2” (1989).
Animais Fantásticos e Onde Habitam (Colleen Atwood)
Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.
Colleen Atwood é o nome por trás de “Animais Fantásticos e Onde Habitam”. Ela já concorreu ao prêmio 11 vezes e ganhou a estatueta com  “Alice no País das Maravilhas” (2010), “Memórias de uma Gueixa” (2005) e “Chicago” (2002).
Florence: Quem é Essa Mulher? (Consolata Boyle)
Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.
Florence (Meryl Streep) tem um sonho: ser uma cantora lírica. Seu problema? Ela canta mal. O filme que se passa nos anos 1940 conta com uma caracterização luxuosa que ajuda a imersão do público. Boyle já foi indicada ao Oscar por vestir Helen Mirren em A Rainha (2006).