Moda e beleza

Bruna Covacci

Saiba qual é a escova certa para cada tipo de cabelo

Bruna Covacci
17/12/2016 20:00
Thumbnail

Foto: Bigstock.

Usadas todos os dias, muitas vezes quem escolhe uma escova de cabelos não se preocupa com o seu material ou formato, ignorando benefícios e especificidades de cada produto. A seguir, o cabeleireiro Douglas Levinsk, do W Crystal, explica quais as funcionalidades de cada tipo de produto.
Cabelo fino
Escova térmica de metal. Foto: Reprodução.
Escova térmica de metal. Foto: Reprodução.
Prefira as escovas térmicas que ajudam a modelar. Elas se chamam assim porque têm hastes cheias de furinhos.
Cabelo grosso
Escova com cerdas de Nylon. Foto: Reprodução.
Escova com cerdas de Nylon. Foto: Reprodução.
As escovas com fios de náilon são mais indicadas aos cabelos grossos e lisos porque dão maior flexibilidade. Fique atenta, se o material não for ionizado pode dar frizz.
Cabelo ondulado
Prefira um pente de madeira largo para desembaraçar. Se a sua intenção for a de alisar os fios prefira escovas de cerâmica, que vão receber calor junto ao secador e deixar que o efeito liso dure mais tempo. As cerdas de javali alisam os fios enquanto as de náilon desembaraçam.
Formatos da escova
Raquete: Essas escovas planas são mais indicadas para quem tem cabelo longo, fino e liso. O espaçamento mais largo entre as cerdas faz com que você desembarace os fios sem quebrar nem puxar.
Redonda: Funciona bem para quem tem o corte em camadas porque modela e dá um efeito mais natural. O formato em si é indicado para todos os tipos de cabelo, variando de acordo com o tipo das cerdas.
Pente: O pente fino é mais usado para finalizar penteados. Pra escolher o seu, você só precisa pensar no seguinte: quanto mais grosso o seu fio, mais espaçados tem que ser os “dentes” desse pente.
Higienização
Para manter a escova limpa é preciso retirar os fios de cabelo que ficam nela após cada uso. Existe uma outra escovinha, pequena, específica para ajudar no processo. Além disso, é preciso fazer uma higienização semanal com álcool 70.