i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Moda e beleza

Senai Brasil Fashion 2016 tem modelo paranaense como consultora

Radicada em Ponta Grossa, Barbara Berger participa de um dos maiores projetos educacionais voltados para a capacitação de alunos e fala sobre a pluralidade da moda

  • PorKatia Michelle
  • 07/11/2016 06:00
Modelo e consultora Barbara Berger aposta na diversidade da carreira para sair da "zona de conforto". Foto: divulgação
Modelo e consultora Barbara Berger aposta na diversidade da carreira para sair da "zona de conforto". Foto: divulgação| Foto:

Incentivada pelo pai a se tornar modelo, a “paranaense” de coração Barbara Berger teve que ir para uma escola de boas maneiras para aprender a profissão. Radicada em Ponta Grossa desde os cinco anos, ela deslanchou na carreira depois de ingressar na agência Ford. No currículo, acumula editoriais para  as revistas “Wallpaper”, “Glamour” US, “Elle” US, “Elle” Itália e “Cosmopolitan”. Também já fotografou para as campanhas da Jill Stuart, Tommy Hilfiger, Diesel, Ralph Rucci, Empório Armani, Trussardi, Ellus e Osklen, para citar algumas.

Atualmente, mora em Nova York, mas desembarca no Brasil agora em novembro para participar, como modelo e consultora, de um dos projetos educacionais mais relevantes quando o assunto é moda: o Senai Brasil Fashion. O evento seleciona 12 alunos para participar de um curso de extensão ministrado pelos renomados profissionais de moda: Lenny Niemeyer, Ronaldo Fraga, Lino Villaventura e Alexandre Herchcovitch. O resultado é um desfile que vai acontecer no próximo dia 11 de novembro, em Brasília.  E também tem aluno  paranaense selecionado. Confira ao final da entrevista que a modelo concedeu com exclusividade para o Viver Bem.

"Modelos trabalham com o corpo e é natural que se tenha um “prazo de validade”, mas o mercado tem espaço para diferentes perfis de trabalho", diz Barbara. Foto: divulgação.
"Modelos trabalham com o corpo e é natural que se tenha um “prazo de validade”, mas o mercado tem espaço para diferentes perfis de trabalho", diz Barbara. Foto: divulgação.

Você já comentou que não pensava em ser modelo quando criança. Como começou essa carreira e que dificuldades enfrentou?

Eu não pensava em ser modelo quando criança, mas comecei muito cedo. Minha mãe me colocou em uma escola de boas maneiras e logo já fui agenciada. Em pouco tempo já estava fazendo minha primeira São Paulo Fashion Week e, pouco depois, minha primeira temporada internacional. A grande dificuldade, nesta época, foi estar sozinha em outro país.

Sua infância foi no Paraná, quando saiu do Estado e como está sua rotina agora. Mora em qual local e com que frequência vem ao Paraná? Ainda tem raízes no Estado?

Eu nasci em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul e aos 5 anos de idade, me mudei para o Paraná. Tenho a minha família no Estado e sempre que venho ao Brasil dou um jeitinho de estar com eles. Hoje moro em Nova York.

Acha que o mercado atualmente é diferente de grandes modelos que alcançaram a fama, como a Gisele, por exemplo? Existe uma dificuldade ou facilidade maior?

O mercado está em constante transformação e a fama de Gisele é única. Cada época tem suas peculiaridades com suas dificuldades e facilidades.

As modelos atualmente precisam sair da “zona de conforto” das passarelas e atuar em outros horizontes. Como você faz isso?

Acredito que desde o início da carreira as modelos devem sair de sua zona de conforto. Já atuei na TV fechada,cobrindo os bastidores da moda  e hoje estudo health coach a fim de melhorar o equilíbrio entre o meu estilo de vida, minha felicidade e a mente.

Conte sobre sua participação no Senai Brasil Fashion 2016.

Essa é a terceira vez que participo do evento. A primeira participei como modelo, a segunda como consultora e desta vez estou fazendo os dois. O projeto é superbacana, estimula a qualificação profissional e dá visibilidade para novos talentos. Cada um dos 12 alunos selecionados tem a oportunidade de trabalhar com grandes e importantes nomes da moda brasileira, é uma oportunidade única!

O que acha dos estilistas participantes e como você classifica a moda hoje?

Eu já trabalhei para todos eles e sou realmente fã! Além de supertalentosos, eles chegam com muita vontade de ajudar esses novos talentos a “desabrochar”. Assistir de pertinho o desenvolvimento e o crescimento dos alunos depois de cada sessão com estes estilistas é incrível!

Você acha que modelo, no Brasil, tem “prazo de validade”? Concorda com essa premissa?  Até quando pretende trabalhar?

Modelos trabalham com o corpo e é natural que se tenha um “prazo de validade”, mas o mercado tem espaço para diferentes perfis de trabalho, então, ainda não penso em até quando pretendo trabalhar.

Quais seus projetos atuais e seus planos para o futuro?

Eu nunca fui de fazer muitos planos, tento aproveitar as oportunidades que vão aparecendo e ocupar meu tempo livre estudando sobre coisas que gosto fora da moda, como esse curso de health coach que estou fazendo agora.

Confira abaixo os 12 alunos  selecionados para participar do projeto

 

Bruno Cardozo da Silva: SENAI RJ

Caroline Novak Contador: SENAI PR

Elda Luiz Ribeiro: SENAI GO

Gabriel Gil Ferreira da Costa: SENAI CETIQT

Hyago Rocha de Oliveira: SENAI CE

Isis Henrique Santos de Oliveira: SENAI MG

Jonhson Cavalcante: SENAI SP

Lucas Batista de Paiva: SENAI CE

Maria Fernanda Nunes Dánzicourt: SENAI PR

Petala Rodrigues Soares: SENAI PB

Roberto Mendes Pereira Junior: SENAI CETIQT

Thiago Tadeu Araujo e Silva: SENAI MG

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.