Moda e beleza

Katia Michelle

Senai Brasil Fashion 2016 tem modelo paranaense como consultora

Katia Michelle
07/11/2016 09:00
Thumbnail

Modelo e consultora Barbara Berger aposta na diversidade da carreira para sair da "zona de conforto". Foto: divulgação

Incentivada pelo pai a se tornar modelo, a “paranaense” de coração Barbara Berger teve que ir para uma escola de boas maneiras para aprender a profissão. Radicada em Ponta Grossa desde os cinco anos, ela deslanchou na carreira depois de ingressar na agência Ford. No currículo, acumula editoriais para  as revistas “Wallpaper”, “Glamour” US, “Elle” US, “Elle” Itália e “Cosmopolitan”. Também já fotografou para as campanhas da Jill Stuart, Tommy Hilfiger, Diesel, Ralph Rucci, Empório Armani, Trussardi, Ellus e Osklen, para citar algumas.
Atualmente, mora em Nova York, mas desembarca no Brasil agora em novembro para participar, como modelo e consultora, de um dos projetos educacionais mais relevantes quando o assunto é moda: o Senai Brasil Fashion. O evento seleciona 12 alunos para participar de um curso de extensão ministrado pelos renomados profissionais de moda: Lenny Niemeyer, Ronaldo Fraga, Lino Villaventura e Alexandre Herchcovitch. O resultado é um desfile que vai acontecer no próximo dia 11 de novembro, em Brasília.  E também tem aluno  paranaense selecionado. Confira ao final da entrevista que a modelo concedeu com exclusividade para o Viver Bem.
"Modelos trabalham com o corpo e é natural que se tenha um “prazo de validade”, mas o mercado tem espaço para diferentes perfis de trabalho", diz Barbara. Foto: divulgação.
"Modelos trabalham com o corpo e é natural que se tenha um “prazo de validade”, mas o mercado tem espaço para diferentes perfis de trabalho", diz Barbara. Foto: divulgação.
Você já comentou que não pensava em ser modelo quando criança. Como começou essa carreira e que dificuldades enfrentou?
Eu não pensava em ser modelo quando criança, mas comecei muito cedo. Minha mãe me colocou em uma escola de boas maneiras e logo já fui agenciada. Em pouco tempo já estava fazendo minha primeira São Paulo Fashion Week e, pouco depois, minha primeira temporada internacional. A grande dificuldade, nesta época, foi estar sozinha em outro país.
Sua infância foi no Paraná, quando saiu do Estado e como está sua rotina agora. Mora em qual local e com que frequência vem ao Paraná? Ainda tem raízes no Estado?
Eu nasci em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul e aos 5 anos de idade, me mudei para o Paraná. Tenho a minha família no Estado e sempre que venho ao Brasil dou um jeitinho de estar com eles. Hoje moro em Nova York.
Acha que o mercado atualmente é diferente de grandes modelos que alcançaram a fama, como a Gisele, por exemplo? Existe uma dificuldade ou facilidade maior?
O mercado está em constante transformação e a fama de Gisele é única. Cada época tem suas peculiaridades com suas dificuldades e facilidades.
As modelos atualmente precisam sair da “zona de conforto” das passarelas e atuar em outros horizontes. Como você faz isso?
Acredito que desde o início da carreira as modelos devem sair de sua zona de conforto. Já atuei na TV fechada,cobrindo os bastidores da moda  e hoje estudo health coach a fim de melhorar o equilíbrio entre o meu estilo de vida, minha felicidade e a mente.
Conte sobre sua participação no Senai Brasil Fashion 2016.
Essa é a terceira vez que participo do evento. A primeira participei como modelo, a segunda como consultora e desta vez estou fazendo os dois. O projeto é superbacana, estimula a qualificação profissional e dá visibilidade para novos talentos. Cada um dos 12 alunos selecionados tem a oportunidade de trabalhar com grandes e importantes nomes da moda brasileira, é uma oportunidade única!
O que acha dos estilistas participantes e como você classifica a moda hoje?
Eu já trabalhei para todos eles e sou realmente fã! Além de supertalentosos, eles chegam com muita vontade de ajudar esses novos talentos a “desabrochar”. Assistir de pertinho o desenvolvimento e o crescimento dos alunos depois de cada sessão com estes estilistas é incrível!
Você acha que modelo, no Brasil, tem “prazo de validade”? Concorda com essa premissa?  Até quando pretende trabalhar?
Modelos trabalham com o corpo e é natural que se tenha um “prazo de validade”, mas o mercado tem espaço para diferentes perfis de trabalho, então, ainda não penso em até quando pretendo trabalhar.
Quais seus projetos atuais e seus planos para o futuro?
Eu nunca fui de fazer muitos planos, tento aproveitar as oportunidades que vão aparecendo e ocupar meu tempo livre estudando sobre coisas que gosto fora da moda, como esse curso de health coach que estou fazendo agora.
Confira abaixo os 12 alunos  selecionados para participar do projeto
Bruno Cardozo da Silva: SENAI RJ
Caroline Novak Contador: SENAI PR
Elda Luiz Ribeiro: SENAI GO
Gabriel Gil Ferreira da Costa: SENAI CETIQT
Hyago Rocha de Oliveira: SENAI CE
Isis Henrique Santos de Oliveira: SENAI MG
Jonhson Cavalcante: SENAI SP
Lucas Batista de Paiva: SENAI CE
Maria Fernanda Nunes Dánzicourt: SENAI PR
Petala Rodrigues Soares: SENAI PB
Roberto Mendes Pereira Junior: SENAI CETIQT
Thiago Tadeu Araujo e Silva: SENAI MG