Moda e beleza

Da redação

Soluções de “emergência” para pele e cabelo nos dias de frio

Da redação
22/06/2016 22:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Quando o frio chega, fica difícil evitar passar a saliva nos lábios ressecados ou deixar de tomar um banho com a água bem quente. Esses hábitos podem deixar a pele, principalmente do rosto e lábios, cada vez mais desidratada. Isso sem contar os efeitos do vento seco, do uso de aquecedores que tiram a umidade do ar e do fato de transpirarmos menos, diminuído a proteção natural da pele.
Mas existem algumas soluções de “emergência” que é possível fazer com que se tem em casa para ao menos frear a desidratação da pele durante os dias de frio. Confira algumas as dicas propostas pela dermatologista Fabiane Mulinari Brenner.
No desespero, vale hidratante corporal
Na falta de um hidratante labial, o creme corporal pode ser usado para melhorar o aspecto dos lábios ressecados numa emergência. “Dá até para usar os hidratantes corporais nos lábios, mas é preciso estar atento para não engolir e não passar a língua na região”, esclarece. O gosto também, segundo a dermatologista, pode ser desconfortável. Hidratantes labiais são feitos para não sair facilmente com a saliva, por isso invista num ao passar pela farmácia.
Leia também
A receita da vovó pode ajudar
Sabe aquela velha dica de passar óleo de amêndoas na pele seca, ou mesmo um azeite de oliva? Tá valendo. Os óleos vegetais freiam a desidratação e deixam a pele bloqueada contra a perda de água. “Qualquer óleo pode ser usado, eles são bons formadores de filme”, garante a especialista. Para restaurar a hidratação, não esqueça de hidratar com um creme adequado.
Pense bem antes de esfoliar
“Esfoliação para pele ressecada sempre piora”, alerta Fabiane Brenner. A técnica é bastante abrasiva e só deve ser feita se a pele estiver muito espessa. Com a esfoliação, a pele perde também sua proteção natural. Então, a dica é hidratar bastante depois do procedimento.
Limpeza delicada
Usar pouco sabonete pode ajudar a manter a proteção natural da pele, evitando o ressecamento. Assim como não tomar banho muito quente, o uso de produtos muito abrasivos como sabonete para pele oleosa, e tônicos muito adstringentes deixam a pele mais seca naturalmente.
Hidratação também via oral
A velha dica de beber bastante líquido continua valendo. Durante o frio, muitas pessoas deixam de beber água e sentem menos sede. O corpo ainda tem a mesma necessidade de líquido então, segundo a dermatologista, é necessário manter uma hidratação mínima a base de água, sucos, chás.

Cabelos também sofrem O tricologista e terapeuta capilar do Instituto de Beleza Moça Bonnita, Arillson Christino, explica que o outono e o inverno são épocas propícias também para o aparecimento de doenças do couro cabeludo, como caspa, coceira, eczema, seborreia e até queda dos fios: “No frio, o couro cabeludo fica menos hidratado por falta de suor e com isso surgem todas essas doenças relacionadas ao ressecamento da região”, afirma. Ainda segundo ele, o ideal é que a temperatura da água seja ajustada para morna, e que o uso do secador seja associado a um protetor térmico que, além de dar mais brilho aos fios, protege os cabelos das ações provocadas pelo ar quente.

Vitrine!
Confira nossa seleção de produtos para renovar e hidratar o corpo, rosto, lábios e cabelos:
1- O óleo desodorante corporal Rosas Champagne Sève, da Natura, hidrata e perfuma toda a pele. O produto é aplicado no final do banho, deixando uma textura macia e delicada pelo corpo. Na Natura (com revendedora), R$ 74,90.
Serviço
Natura, www.natura.net.
Drogaria Iguatemi, Pátio Batel.
Nivea, www.nivea.com.br.
Eucerin, www.eucerin.com.br.
Bepantol Derma, www.bepantolderma.com.br.