SOS pós-verão: como recuperar a pele e o cabelo com o fim da estação

Especialistas dão dicas para tratar os fios ressecados, a pele rachada e a unha enfraquecida

O verão está indo embora e vai deixar mais do que saudades: cabelos ressecados, pele rachada, unha enfraquecida e aqueles quilinhos a mais. Mas calma, nem tudo está perdido! Com medidas práticas e força de vontade é possível retomar o brilho dos fios, a saúde da pele, desintoxicar e ficar mais feliz com a balança. O Viver Bem conversou com especialistas para te ajudar nesta força tarefa:

 

PELE

Fotos: Bigstoc
Com o aumento da exposição solar a pele fica mais suscetível a ressecamentos e manchas. A imersão em piscina e mar também aumenta a fragilidade das unhas. Para dar um choque de hidratação e nutrientes, a indicação da médica dermatologista Fabiane Mulinari Brenner, chefe do serviço de dermatologia do Hospital das Clínicas da UFPR, é: hidratação, hidratação e hidratação. Claro, uma boa esfoliação pós-praia pode favorecer a remoção das células mortas. Também  é importante “evitar imersões em águas, tomar banhos rápidos e mornos e utilizar pouco sabonete”, explica Fabiane. Para os lábios, um bom hidratante fará a diferença em alguns dias. (Fotos: Bigstock)

 

CABELO

Sad Girl Looking At Her Damaged Hair
Textura de palha, falta de brilho e pontas duplas são reclamações recorrentes no consultório da dermatologista especialista em estética Mariana Gradowski. Muito tempo na piscina e água salgada são os grandes vilões dos fios. O excesso de cloro e o sal do mar danificam a estrutura dos fios que perdem muita água e ficam opacos e quebradiços. “A hidratação caseira é uma ótima opção para deixar o fio recuperar a água perdida. Além disso, para os oleosos, a dica é investir em um xampu anti-resíduos uma vez por semana, trazendo o equilíbrio perdido no verão”, explica a médica. Para as pontas duplas, um bom corte após a estação fará com que os fios cresçam mais fortes. “É necessário cuidar dos cabelos o ano inteiro. Uma boa opção é o óleo de coco, que pode ser passado antes de dormir em pouca quantidade”, finaliza. Ou seja, não é a quantidade que trará o benefício, mas a periodicidade dos cuidados.

 

UNHA
No caso das unhas, evite a manicure durante o período de regeneração, que poderá durar até 10 semanas. Além disso, não deixe de fazer uma boa hidratação, recomenda a dermatologista Fabiane Mulinari Brenner.

 

SAIBA MAIS

Use e abuse dos alimentos antioxidantes

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Nessa fase de recuperação, não deixe de usar e abusar dos alimentos antioxidantes, como hortaliças e frutas. A nutricionista Regina Vilela, do departamento de nutrição da UFPR, recomenda evitar, no dia a dia, a mistura inadequada do álcool, do açúcar, da gordura e da farinha refinada. “Cuidar dos excessos e do sal também são fundamentais para este momento”, observa. Ela recomenda ainda consumir muita água e incluir alimentos que protegem a circulação e o coração, como o mamão, a cenoura, o repolho, a couveflor e as carnes magras. Além disso, é fundamental praticar atividades físicas de forma regular e durante todo o ano.

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