• Carregando...
Foto: Jeslyn Chanchaleune / Unsplash
Foto: Jeslyn Chanchaleune / Unsplash| Foto:

“Hoje, 90% dos homens quer ter barba”, comenta o barbeiro carioca Clayton Guimarães. Em sua experiência no ramo há 20 anos, ele percebeu que o cuidado pela aparência tem se tornado cada vez mais comum no universo masculino. O ramo da barbearia ganhou força especial no Brasil ao longo dos últimos quatro anos, segundo o profissional.

>> Seleção Brasileira se veste de gala em busca do hexa na Copa da Rússia 

“Antes, quando se falava em visual masculino, era tudo muito focado em cabelo. Hoje eles estão dando muito mais valor à barba”, aponta. O barbeiro veio a Curitiba recentemente através da empresa Macholândia para ministrar um curso de aperfeiçoamento de profissionais ligados à beleza masculina.

A seguir, ele revela as principais tendências de barbas para 2018. Confira:

Barba lenhador média

Há pelo menos dois anos, o estilo rústico tem feito sucesso entre os homens. A tendência continua para 2018, mas de uma forma um pouco mais contida, segundo o barbeiro. “Percebi que especialmente em Curitiba o comprimento médio está predominando entre os homens”, observa.

Enquanto a barba longa tem entre 10 a 15 centímetros abaixo do queixo, a barba lenhador média chega aos cinco centímetros.

Fotos: Reprodução Pinterest
Fotos: Reprodução Pinterest

Barba executiva/uniforme

Com linhas bem definidas e volume uniforme entre o curto e o médio, as barbas executivas são opções para homens mais tradicionais. “Os fios ficam no comprimento da máquina dois ou três e o desenho natural da barba se mantém”, explica Guimarães. Segundo ele, o estilo tem conquistado a maior parte dos homens.

Fotos: Reprodução Pinterest
Fotos: Reprodução Pinterest

Cavanhaque

Tanto no estilo mais tradicional, fechado e cheio, quanto nas versões mais ousadas, com a barbicha e o bigode modelados, o cavanhaque voltou com força para este ano, segundo o barbeiro.

“O estilo Jack Sparrow, com cavanhaque mais aberto, também é uma tendência. Mas é para os homens que arriscam, que não têm medo das opiniões e estão muito certo do que querem”.

Fotos: Reprodução Pinterest
Fotos: Reprodução Pinterest

Manutenção

O tempo médio de manutenção da barba varia de homem para homem, mas, em média, leva sete dias. Em casa, é preciso prestar atenção a alguns cuidados especiais. Na hora da higiene, é necessário lembrar de lavar e secar bem os fios com secador, para que a umidade não favoreça a proliferação de microrganismos.

“Já existem no mercado produtos específicos para barba, como balms condicionantes e óleos que higienizam e previnem fungos”, sugere Guimarães. Ele indica os itens feitos a partir de ingredientes naturais, como óleo de argan, buriti e amêndoas.

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]