Moda e beleza

Marina Mori

Franjas, volume, navalha: os cortes de cabelo masculinos que são tendência

Marina Mori
18/03/2018 08:00
Thumbnail

Foto: Brooke Cagle / Unsplash

Versatilidade. Esta é a palavra por trás das novas tendências de cortes de cabelo masculinos, segundo Jhonny Washington, cabeleireiro do Tramonto Salon, de Curitiba. Depois de passar uma temporada fazendo cursos e trabalhando em salões de beleza de Londres, no fim do ano passado, o especialista voltou ao Brasil com referências internacionais que estão conquistando os curitibanos.
Uma grande mudança em relação aos cortes de cabelo masculinos mais usados no ano passado é o volume nas laterais da cabeça. A tendência, de acordo com Jhonny, vem dos franceses e italianos. “Quando se tem mais cabelo nas laterais, dá para variar bastante: penteado para trás com a ajuda de uma cera modeladora de efeito molhado para um visual mais clássico e refinado ou mais volumoso, com textura e movimento”, explica o cabeleireiro.
O importante é escolher um corte que represente e valorize a personalidade de cada um, garante ele. Veja, a seguir, algumas tendências de cortes de cabelo masculinos para 2018:

Franja curta

Ao contrário do tradicional estilo “lenhador”, em que o franjão ajudava a estruturar o topete característico, a franja curta representa um estilo mais ousado. “Ela sempre foi um tabu entre os homens, porque não é considerada algo muito masculino. Agora isso está mudando”, diz Jhonny.
Foto: Tramoton Salon / Divulgação
Foto: Tramoton Salon / Divulgação

Navalha

Mais conhecido como efeito “razor” (navalha, em inglês), é quando as divisões do cabelo são feitas de modo bem acentuado. Para um visual mais despojado, usa-se a navalha para criar efeitos diferentes nas laterais da cabeça.
Foto: Reprodução / Pinterest
Foto: Reprodução / Pinterest

Sem degradê

É uma forma minimalista do undercut, estilo em que as laterais do cabelo são mais baixas que o topo. Neste caso, não há uma divisão gradual do volume dos fios. “Este corte envolve mais atitude. Normalmente é usado por um público um pouco mais jovem e que gosta da sensação de provocação e não gosta de se enquadrar no ‘lugar comum'”, diz Jhonny.
Foto: Divulgação / Tramonto Salon
Foto: Divulgação / Tramonto Salon

Mais volume, mais textura

“Quando o cabelo está mais comprido e mais cheio, você pode brincar com ele”, diz o cabeleireiro. O corte vale especialmente para quem quer disfarçar falhas ou calvície graças ao volume nas laterais.
Foto: Reprodução / Pinterest
Foto: Reprodução / Pinterest
LEIA TAMBÉM