Moda e beleza

Carolina Kirchner Furquim, especial

Tinturas para cabelos podem provocar alergias e irritação da pele

Carolina Kirchner Furquim, especial
12/11/2016 09:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

A alergia depende da sensibilidade individual, enquanto a irritação depende mais da química utilizada e dos componentes cáusticos ou agressores presentes na formulação. No caso das tintas e descolorantes, a presença de solventes e corantes metálicos como o chumbo (permitido em concentrações de até 0,6% pela Anvisa nas tinturas de cabelos) e a amônia podem irritar ou alterar o pH da pele e predispor reações do tipo dermatites por irritação primária. Alguns componentes podem, em pessoas predispostas, levar a quadros de hipersensibilidade imediata ou tardia. Entre os alérgenos presentes nas tinturas estão substâncias como a parafenilenodiamina, os parabenos e o formaldeído, que fazem parte da bateria de testes de contato dos médicos alergistas e dermatologistas.
Prevenção
O ideal é realizar o teste indicado pelo fabricante da tintura antes da aplicação, mas, na prática, poucas pessoas se predispõem a fazê-lo porque o índice de reações positivas é relativamente baixo.
Reação alérgica
A reação alérgica pode ocorrer de um a três dias após o contato com a tinta e se caracteriza por prurido (coceira), edema (inchaço) nos olhos e surgimento de erupções cutâneas no corpo. Em caso de reação alérgica imediata, pode haver comprometimento respiratório com falta de ar e sintomas nasais e oculares (espirro, coriza, prurido e lacrimejamento).
LEIA TAMBÉM
Reação por irritação
Nas reações por irritação, os sintomas costumam ser restritos ao local que entrou em contato com o produto. Descamação, prurido e vermelhidão no couro cabeludo, desconforto no momento de aplicação da tintura e irritação nos olhos em função da volatização de componentes químicos irritantes são alguns dos sintomas relatados.
Buscando ajuda
Havendo irritação a determinada marca de tintura, o recomendado é procurar um produto de outro fabricante ou tintas sabidamente mais suaves, indicadas por um profissional. Na dúvida se foi apenas uma irritação de pele ou uma alergia, um médico alergista realizará testes de contato para descobrir a quais substâncias o paciente é alérgico.
Prurido
Felizmente, a maioria das pessoas não tem alergia, mas uma irritação leve e passageira no couro cabeludo ao contato com agentes químicos das tinturas. Ou seja, um pouco de prurido é normal e tende a passar muito rápido.
Predisposição
O que se sabe, contudo, é que há uma predisposição genética em pessoas mais claras. Gestantes e lactantes devem procurar orientação médica antes de utilizar qualquer tipo de química para os cabelos, especialmente tinturas.