Outubro Rosa

Estudos mostram que café pode ajudar a combater o câncer de mama

Bruna Covacci
14/10/2015 11:08
Thumbnail

Foto: Bigstock.

Uma das bebidas mais consumidas no mundo — no Brasil, fica apenas atrás da água e segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o grão está presente em 98,2% dos lares brasileiros —, o café já foi associado tanto a benefícios para a saúde quanto a danos para organismo dos consumidores mais frequentes. Recentemente, um estudo realizado pela Universidade de Lund, na Suécia, concluiu que o café pode amenizar o crescimento de tumores em mulheres com câncer de mama e ainda diminuir o risco de recorrência da doença.
A pesquisa, feita em parceria com pesquisadores do Reino Unido, combinou dados clínicos sobre o estilo de vida de 1.090 mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Todas as participantes estavam sendo tratadas com tamoxifeno — medicamento normalmente usado para ajudar a tratar esse tipo de doença.
Para entender como foi possível fazer essa associação, pesquisadores investigaram duas substâncias encontradas no café: a cafeína e o ácido cafeico. As células cancerígenas reagiram com essas substâncias — principalmente com a cafeína. Isso reduziu a divisão celular e aumentou a morte das células. A combinação com tamoxifeno também contribuiu para que essa relação fosse possível, o que ressalta a importância de tomar a medicação correta durante o tratamento, aponta os pesquisadores.