• Carregando...
ONG que oferece perucas para mulheres com câncer devolve sorrisos
| Foto:

A organização não governamental (ONG) Atitude na Cabeça dá apoio a mulheres que perderam os cabelos no tratamento contra o câncer ou por causa de outras doenças. “A ideia é mostrar um olhar diferente dessas mulheres, que passaram por uma doença e estão mais fortes e vivas”, afirma Suely Maria Baldan, que coordena a ONG. A “Atitude” arrecada doações de cabelos, perucas, lenços, chapéus e outros adereços para pacientes, especialmente da rede pública de saúde. Todos os envolvidos no projeto, desde a captação dos cabelos até a confecção das perucas, trabalham de forma voluntária.

“Tudo começou quando pedimos doação de cabelo para ajudar uma pessoa. Depois disso, vimos quanta gente gostaria de ajudar e quanta gente precisava de ajuda”, explica Suely. Em dois anos de atividade mais de 200 perucas já foram feitas. “Começamos atendendo uma mulher a cada dois meses, hoje são duas por dia”, disse.

Como ajudar?

Para doar, o cabelo precisa ter pelo menos 20 cm. Na hora da confecção da peruca o cabelo é costurado e penteado diversas vezes, só na costura ele já perde 5 cm e muitos fios caem no decorrer do procedimento. “Ainda gostamos de trabalhar com cortes que valorizem o rosto da mulher”, explica. Cada peruca leva 200g de cabelo e precisa, geralmente, de três doadores. Se bem cuidada, chega a durar até 10 anos e pode ajudar muitas mulheres.

E não existe uma regra para dizer quanto tempo cada mulher pode ficar com a peruca. A mãe de Tyane Borrasca, vice-presidente da ONG, usou por oito meses, até o seu cabelo começar a nascer e ela se sentir confiante novamente. “Existe um apego, às vezes é preciso até dois anos para poder abandonar”, diz.

Sorrindo novamente

A advogada Daniele Banzatto, 37 anos, procurou a ONG há um mês, quando foi diagnosticada com a doença. “Eu estava com o cabelo comprido e sabia que ele iria cair, então resolvi procurar a “Atitude” para fazer uma peruca do meu próprio cabelo”, explicou. Ela cortou o seu cabelo bem curtinho e não se arrepende: “Eu tinha a ilusão que ele iria cair aos pouquinhos, mas ele caí muito rápido. Coça, dói o couro cabeludo…”, diz. Para a paciente, é possível ser feliz sem ter cabelo, sim, mas a peruca às vezes é um motivo para sorrir novamente.

Quem quiser entrar em contato pode ligar para (41) 9661-9015 ou e-mail atitudenacabeca@gmail.com.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]