Outubro Rosa

Tatuagens gratuitas após câncer de mama

Amanda Milléo
07/10/2015 15:01
Thumbnail

Tatuagens pós câncer de mama devem ser feitas após recuperação completa da doença (Foto: Reprodução Pinterest)

Foi um caso de câncer na família que sensibilizou a tatuadora Damaris Oltremari a pensar nas tatuagens das mamas. Proprietária do estúdio Veron Custom Tattoos, Damaris abriu as portas do estabelecimento em outubro do ano passado, de forma gratuita, para as mulheres que haviam passado pelo câncer de mama e que gostariam de cobrir as cicatrizes ou reconstituir as aréolas e mamilos. Para este ano, a campanha de tatuagens gratuitas está aberta em tempo integral, mas exige alguns requisitos.
O primeiro passo antes de buscar a tatuagem, segundo Damaris, é deixar a doença para trás. “É importante que a mulher tenha vencido o câncer totalmente, e não esteja passando por nenhum tratamento. Tanto a quimio quanto a radioterapia são muito fortes e podem interferir na cicatrização da tatuagem”, explica a proprietária.

Os cuidados de cicatrização são os mesmos, e o procedimento é realizado em uma só sessão (Foto: Reprodução Pinterest)

Depois disso, com o laudo médico de liberação para o procedimento em mãos, é hora de pensar no desenho. “Pedimos que o desenho se restrinja às mamas, seja recobrindo as cicatrizes com uma imagem ou reconstituindo a aréola, para que o procedimento seja feito em uma só sessão. É importante também que o desenho seja acertado com o artista para que fique harmônico”, afirma Damaris.
Autoestima
Pense também se é uma tatuagem que lhe fará feliz. “Às vezes as mulheres chegam tão preocupadas em esconderem a cicatriz que não lembram que vão ver aquela tatuagem sempre, e a emenda pode sair pior que o soneto”, alerta. A ideia das tatuagens é, além de cobrir as cicatrizes, ser uma imagem que resgate a autoestima e lembre da superação.
Veron Custom Tattoos
Endereço: Rua Visconde de Nácar, 940, Centro.
Telefone: (41) 3013-2201