prevenção

Alimentos contra o câncer

Adriano Justino e Amanda Milléo
20/11/2014 02:24
Thumbnail
O benefício de ingerir alimentos com substâncias antioxidantes e fibras se estende tanto a pacientes oncológicos quanto àqueles que buscam prevenção à doença. Evitar ou restringir alimentos processados (carnes e fast foods) e com amido, carnes vermelhas ou conservadas em sal e frituras também são medidas benéficas.
Além de aguçar o sabor para pacientes oncológicos sem apetite, canela, baunilha, noz moscada, alho, cebola, coentro e outros temperos doces e salgados possuem substâncias antioxidantes que colaboram na resposta inflamatória e sistema imunológico.
Manter o peso, a massa magra e a integridade imunológica, segundo o nutrólogo do Hospital São Lucas, Marco Antônio Cassou, é crucial para esses pacientes, beneficiados por uma boa dieta. "Os antioxidantes colaboram com a apoptose celular, quando células se autodestroem na percepção de degeneração ou potencial de multiplicação defeituosa", diz ele.
As fibras, encontradas em frutas, frutos secos e cereais, são obrigatórias, pois colaboram na evacuação e mantêm a integridade dos colonócitos (células da parede intestinal), agindo contra o ataque de bactérias e vírus na mucosa intestinal. "Inclui-las na dieta reduz o esforço que o sistema imunológico faria para combater microorganismos no intestino", fala Cassou.
Apesar de não existirem alimentos milagrosos, escolher bem ajuda a fortalecer o organismo e é algo que está ao alcance de todos, como assinala Robson Moura, presidente da Socie­­dade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e da Sociedade Brasileira de Cancerologia. "É fundamental incorporar à alimentação diária frutas, hortaliças, cebola e alimentos ricos em fibras", enfatiza, apontando os tipos de câncer associados a maus hábitos à mesa. "Chimarrão aumentaria o risco de câncer de esôfago; carnes vermelhas e processadas, de cólon e reto; dietas ricas em cálcio, câncer de próstata; bebida alcoólica, de câncer de boca, faringe e laringe; sal e alimentos conservados em sal, câncer de estômago", diz.
Escolha
Chocolate, iogurte e gema de ovos não são vilões e fazem parte de uma dieta preventiva:
• Iogurte natural e coalhada: ricos em lactobacilos, probióticos que equilibram a microbiota intestinal e protegem da entrada de substâncias tóxicas.
• Molho de tomate: rico em licopeno, antioxidante protetor da próstata e da mama, é mais ativado quando cozido. As sementes são ricas em vitamina C, também antioxidante.
• Cacau: chocolates amargos são ricos em catequinas, de ação antioxidante.
• Gemas de ovos, manteiga de leite, laticínios integrais e peixes: têm alto teor de vitamina D, fator anticancerígeno.
• Chá verde: rico em catequinas, desde que seja autêntico.