postura

Alinhe-se com o rolfing

Amanda Milléo
20/11/2014 02:12
Thumbnail

As dores da personal trainer Andreia Elias, 38 anos, diminuíram após a primeira sessão com a rolfista Maria das Graças | Brunno Covello/Gazeta do Povo

Parece uma massagem intensa, misturada a Reeducação Postural Global (RPG), com benefícios que lembram o Pilates. Mas é o Rolfing, uma técnica de manipulação pelo toque que busca o alinhamento corporal, ao mesmo tempo em que amacia, alonga e expande os músculos. Como resultado, o método idealizado pela norte-americana Ida Rolf, reduz as dores e tensões do estresse, além de ampliar os movimentos dos braços e pernas.
Envolvendo e permeando os músculos, ossos e órgãos está a fáscia, uma parte do tecido conjuntivo responsável por 80% do movimento mecânico muscular, e a principal matéria-prima do rolfista, profissional especialista na técnica. "Trabalhamos impondo pressão nesse tecido, que é um tanto plástico. A grande descoberta da Ida Rolf foi que o tecido mudava facilmente, passando de um aspecto sólido para gel e, com isso, o músculo ficava mais fácil de ser manipulado", explica a enfermeira rolfista Lúcia Guimarães Lemos.
Quando os músculos estão reposicionados, há uma maior amplitude para todas as atividades, inclusive as mais simples, como caminhar. Segundo a terapeuta corporal e rolfista Maria das Graças Vilas Boas, a pessoa consegue se perceber melhor. "Ela sente que tem costas, pernas, joelho e essa organização abre possibilidades", diz.
Estresse
Embora os pacientes busquem a técnica para amenizar dores, o estresse é que predomina. "90% das pessoas que me procuram é por dor no ombro, por tensão, amortecimento e formigamento das extremidades, compressão nas vértebras, dor na lombar, tensão temporomandibular e fibromialgia", explica a terapeuta corporal, Maria das Graças. Ela explica que embora a manipulação seja dolorida em alguns casos, é um desconforto suportável.
Primeira sessão
Parecia que não havia solução para as dores da contratura interescapular da personal trainer, Andreia Elias, 38 anos, até que uma colega de academia lhe recomendou o Rolfing. "Fiz acupuntura, fisioterapia, e estava no meu limite da dor quando me indicaram a técnica. Na primeira sessão tive resultados muito bons", afirma.
Serviço