Pesquisa

Beber leite depois de comer alimentos açucarados pode reduzir o risco de cáries

AFP-Relaxnews
01/08/2013 20:10
Thumbnail

Um novo estudo descobriu que tomar leite depois de comer cereal açucarado pode reduzir o risco de cáries, ao diminuir o ácido dos dentes | Shutterstock

Tomar leite logo em seguida à ingestão de um cereal com açúcar no café da manhã, por exemplo, pode ajudar a diminuir as cáries nos dentes, indica um novo pequeno estudo.
Beber leite depois de comer cereais com adição de açúcar pode reduzir os níveis de placa e evitar danos ao esmalte dos dentes, que leva a cáries, disseram pesquisadores da Universidade de Illinois, da Faculdade de Odontologia de Chicago.
Depois de comer amido, cereais açucarados, as bactérias da placa na superfície do dente produzem ácidos, disse a pesquisadora Christine Wu, professora de odontopediatria e diretora de cariologia. Relatórios mostram que a ingestão de carboidratos quatro vezes ao dia, ou em quantidades superiores a 60 gramas por pessoa por dia, aumenta o risco de cáries.
Christine e sua equipe de pesquisadores recrutaram 20 adultos, que consumiram 20 gramas, ou cerca de um copo, de um cereal açucarado e depois ingeriram diferentes bebidas: leite integral, suco 100% de maçã ou água de torneira.
O PH da placa, ou acidez, foi medido com um microeletrodo colocado entre os dentes pré-molares antes de eles comerem; aos dois e aos cinco minutos depois de comerem, e depois de dois a 30 minutos após beberem um líquido.
O pH caiu rapidamente nas placas após o consumo apenas de cereais, e se manteve ácida com pH 5,83 a 30 minutos. Um pH abaixo de 7 é ácido, um pH maior do que 7 é básico. A água pura tem um pH próximo de 7.
Os indivíduos que beberam leite depois de comer os cereais apresentaram a maior elevação do pH, 5,75-6,48 aos 30 minutos. Aqueles que beberam suco de maçã se mantiveram no pH 5,84 aos 30 minutos, enquanto a água elevou o pH para 6,02.
Sucos de frutas são considerados escolhas alimentares saudáveis, mas a adição de açúcar pode ser um risco para a saúde dental, disse Christine.
Estudos anteriores mostraram que a ingestão de queijo após a refeição açucarada reduz a produção de ácido, disseram os pesquisadores, e que os consumidores podem modificar sua dieta, para evitar os efeitos de alimentos açucarados causadores das cáries nos dentes.
A pesquisa, anunciada dia 31 de julho, está publicada no Journal of the American Dental Association.