Ingrediente

Conheça os benefícios do consumo de batata-doce

AFP-Relaxnews
20/08/2013 17:42
Thumbnail

A batata-doce é uma grande aliada da saúde graças às vitaminas que possui | AFP-Relaxnews/PhotoSGH/shutterstock

Cultivada na Ásia e na América Latina, a batata-doce não tem nada a ver com a batata comum (inglesa): mesmo com o nome familiar, as duas não partilham da mesma identidade. A primeira é uma planta perene, enquanto a segunda é um tubérculo. Em um regime que visa o emagrecimento ou para aumentar as energias, a batata- doce sai à frente na disputa.
Suas variedades são muitas, podendo chegar a 500 espécies. Na cozinha, é comum ver sua variedade mais alaranjada. Ainda assim, de maneira geral, a batata-doce é um coquetel de vitaminas A, B2, B5, B6 e C. Uma compilação ideal para manter os benefícios do sol à flor da pele, mas também para lutar contra a diabete e a hipertensão.
O ingrediente possui também cobre, manganês e antioxidantes. Além disso, ela possui duas vezes mais beta-caroteno que a cenoura.
Mais importante ainda, o consumo de batatas-doces é recomendado por médicos por suas substâncias antimutagênicas, que ajudam a prevenir a formação de células cancerígenas.
Batata-doce em qualquer ocasião
O sabor açucarado, que não parece em nada com o gosto da cenoura apesar da cor parecida, distingue a batata-doce. Ela consegue acomodar-se a todos os momentos da refeição, da entrada à sobremesa. Para os mais difíceis de agradar, o ingrediente, assado, acompanha bem carnes. Quem adora cozinhar pode também tentar transformá-la em uma sobremesa, fazendo compotas, doces, biscoitos e até sorvetes.