Esporte

Corridas em terreno irregular

Adriano Justino
15/05/2014 03:08
Thumbnail

Joel Carlos de Matos, 35 anos, é atleta profissional e faz corridas em montanha: estilo exige treinamento duro para ter mais força e fôlego nas provas. “Minha planilha de treinos envolve meia hora de subidas, mountain bike, nada de grama e quanto mais barranco, melhor”, diz ele | Fernando Zequinão / Gazeta do Povo

Esqueça a fria corrida na esteira de academia ou a regularidade do asfalto. Quem busca as corridas de trilha, as chamadas trail races, quer mesmo é encarar a natureza como ela é, em estradas não pavimentadas e distâncias que vão de 4km a até mais de 100km.
As trail se diferenciam das provas de rua pelo tipo de piso – são feitas em trilhas de terra, no meio do mato, atravessando rios e solos pedregosos – e pela altimetria – com muitos declives e aclives. Por estas características, o corredor deve investir em adquirir muita resistência física em membros inferiores, segundo Kleber Ricardo Pacheco, organizador das provas no estilo da Naventura. "As provas exigem diferentes técnicas, pois envolvem terra, gramados, trechos íngremes, com erosão e cascalho. Com a trilha toda hora oscilando, é preciso estratégia", diz.
Se a postura ao correr e o ajuste no ritmo mudam a todo instante, a corrida também exige mais foco do atleta, como explica Marcos Tavares, o Tomate, diretor técnico da MTS Performance. "O nível de concentração no percurso é grande, pois é preciso estar atento a pedras, raízes e troncos", diz ele, assinalando ser fundamental ao atleta fazer um bom trabalho de fortalecimento e propriocepção e realizar treinos em locais específicos a cada 15 dias.
Tomate diz que o fato de não saber o que vem pela frente no próximo quilômetro em uma prova trail pode ser uma armadilha capaz de fazer o atleta errar na estratégia. "Isso pode provocar uma sensação de cansaço e fadiga maior que nas provas de asfalto", diz ele.
Turismo de tênis
Se até recentemente o corredor de trilha era aquele acostumado a subir montanhas, que queria melhorar seu desempenho no montanhismo, hoje grande parte do público é formada por corredores de rua, cansados de correr nos mesmos lugares e que busca contato com a natureza. "Muitos usam a corrida para desestressar ou para fazer turismo, por ser uma boa forma de conhecer regiões interessantes sem ter de explorá-las sozinho, ou em eventos que ocorrem muitas vezes em fazendas e estâncias e que tem caráter familiar", diz Kléber.
Proteja-se de arranhões e do estresse muscular com dicas de Kleber Pacheco e especialistas da Procorrer, com preços médios:
Equipamentos
Serviço
Procorrer. Avenida Vicente Machado, 320, Centro. Telefone (41) 3094-1414. Naventura. (41) 3308-1891. MTS Assessoria Esportiva: (41) 9958-5314.