i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Bem-estar

Descubra os benefícios do chocolate

Se consumido da maneira correta, faz bem para o corpo e para a mente

  • PorDaniela Piva, especial para a Gazeta do Povo
  • 25/11/2014 14:31
 | Leticia Akemi / Gazeta do Povo
| Foto: Leticia Akemi / Gazeta do Povo

Quem gosta de chocolate pode comemorar: especialistas recomendam consumir alguns quadradinhos por dia, após uma refeição, para melhorar a saúde do cérebro e do coração.

De acordo com o clínico geral do Hospital Vita João Luiz Carneiro, o cacau é rico em flavonóides, componentes que atuam como antioxidantes e destroem os radicais livres. "Comer 6 gramas por dia diminui inflamações crônicas, consideradas as principais responsáveis por doenças como diabetes, Alzheimer e infarto", explica.

Todo tipo de chocolate oferece benefícios. O ao leite, por exemplo, pode ajudar a amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). O consumo deste alimento também diminui a ansiedade e é recomendado para quem quer parar de fumar.

O produto meio amargo, por sua vez, conta com mais cacau em sua composição e traz outras vantagens. "Protege o cérebro, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, auxilia no controle da pressão arterial e contribui com a diminuição do colesterol LDL", conta a nutricionista Natércia Ribeiro.

Não está convencido das vantagens do cacau? Confira a lista de benefícios que os especialistas ressaltaram:

diminui o estresse. "Pessoas que comem chocolate com frequência, apresentam níveis menores de hormônios do estresse circulando no sangue", expõe o clínico;

é anti-inflamatório. "Os radicais livres causadores de inflamações são destruídos pelos flavonóides", diz Natércia;

melhora o humor. "O chocolate libera serotonina no organismo, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar", aponta Carneiro;

aumenta nosso tempo de vida. "O cacau tem quase duas vezes mais antioxidantes do que o vinho tinto e três vezes mais do que o chá verde, retardando o envelhecimento de todo o nosso corpo", salienta o médico;

previne derrames. "Quem come 6 gramas de chocolate pelo menos uma vez por semana tem 22% menos chance de ser vítima de um acidente vascular cerebral", revela João. "O cacau relaxa os vasos sanguíneos e faz com que o corpo produza óxido nítrico, substância que facilita a passagem do sangue pelos vasos sanguíneos", complementa a nutricionista.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

    Fim dos comentários.