Emagrecimento

Dez dicas "ideais" para entrar em forma

Daniela Piva, especial para a Gazeta do Povo
06/10/2014 19:44
Thumbnail

Smoothies são uma boa opção para a fome fora de hora. A receita está no blog de Lu Valim. | Divulgação/Curvas Ideais

Falta pouco para o verão e muita gente quer perder, a todo custo, os quilos acumulados durante o ano inteiro. A atitude mais adequada, entretanto, é manter o equilíbrio, explica a fisioterapeuta e musa fitness Lu Valim. "Assim, evita-se entrar em paranoia poucos meses antes da estação mais quente do ano", completa. Compartilhar o estilo de vida saudável faz parte do dia a dia de Lu, de 28 anos, que tem mais de 23 mil seguidores no Instagram @curvasideais.
A catarinense, que mora em Curitiba há 11 anos, criou o blog em março do ano passado quase como uma extensão das suas sessões de fisioterapia dermato-funcional. Confira as dicas da especialista para quem quer perder medidas:
1. Abandone os maus hábitos.
Cigarro e álcool são inimigos de um corpo saudável. "Quebrar os maus hábitos só depende de nós mesmos".
2. Cerque-se de pessoas bem-intencionadas.
"Existem muitas coisas que nos ajudam a manter o foco. Uma que considero das mais importantes é estar acompanhada de pessoas que te querem bem, motivadoras e positivas".
3. Busque ajuda especializada.
"A orientação de profissionais qualificados é fundamental para se ter uma alimentação correta e atividades físicas compatíveis com seu objetivo".
4. Coma pouco, mas de três em três horas.
"De nada vale passar fome no ‘projeto verão’ se você exagerou durante o inverno. Ficar sem comer nunca será sinônimo de emagrecimento saudável", pondera.
5. Deixe a ansiedade de lado.
"Não queira correr atrás do prejuízo. É preciso emagrecer com saúde e paciência".
6. Escolha uma atividade física que dê prazer.
"Se o ambiente da academia não é de seu agrado, malhar no parque pode ser uma ótima alternativa", lembra a profissional. Formada também em pilates, ela não esconde sua preferência: "o pilates é o exercício perfeito para desenhar as curvas do corpo, além de auxiliar o praticante a ter uma postura correta, um bom alongamento, maior flexibilidade, músculos mais tonificados e até mesmo redução do stress".
7. Prefira alimentos funcionais e receitas fitness.
Semanalmente, no site Curvas Ideais, Bia Nauiack publica receitas saudáveis e fáceis de fazer.
8. Tratamentos estéticos podem potencializar os resultados.
"Existem muitos que são eficientes para celulite, estrias, gordura localizada e flacidez. Os benefícios vão além da estética, pois os tratamentos também trabalham o equilíbrio emocional e a autoestima". 9. Tenha perseverança.
"Tente de novo, caso falhe. Recaídas fazem parte (não pense que não!) e depois que conseguir se reerguer, sentirá uma das sensações mais prazerosas da vida!".
10. Comece já!
"Nunca é tarde demais para ser aquilo que sempre desejou ser", finaliza Lu Valim.