Natural

Novo tratamento para doenças cardíacas usa a grapefruit

AFP-Relaxnews
22/08/2013 18:35
Thumbnail

Toranja (também chamada de grapefruit) poderá ser usada como base de medicamentos cardíacos | Velora/Shutterstock/AFP-Relaxnews

Pesquisadores da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, identificaram moléculas presente na grapefruit (também conhecida no Brasil como toranja), os flavonóides, que podem entrar na elaboração de um futuro tratamento contra doenças cardiovasculares. Os resultados deste estudo foram publicados na revista científica Biochemical Journal.
Os flavonóides são moléculas encontradas naturalmente em frutas cítricas e especialmente na grapefruit. Os cientistas da Universidade de Glasgow conseguiram demonstrar que elas eram eficazes na diminuição de uma inflamação responsável por doenças cardíacas fatais.
Os pesquisadores provaram que os tais flavonoides originados de cítricos isolados teriam um efeito "protetor" natural contra essa inflamação.
Esta descoberta permitiria "desenvolver uma nova geração de medicamentos anti-inflamatórios mais baratos, mais fáceis de produzir e menos tóxicos que os dos tratamentos atuais", concluem os principais autores do estudo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que cerca de 23,3 milhões de pessoas morrerão de uma doença cardiovascular até 2030.