Notas

Raro encontro

Thumbnail

Marlene Carvalho, da Associação Reviver Down; Carlos Cavalheiro; Alexandre Dias e Airton Yamada, do Labac; Mayara Dias Carvalho e Noemia Cavalheiro, do ambulatório da Síndrome de Down | Fotos: Divulgação

No último dia 30 de outubro o Labac, Laboratório de Análises Clínicas do Paraná, promoveu na redação do Núcleo Estilo de Vida, da Gazeta do Povo, um encontro entre associações de apoio ligadas ao tema das doenças raras. O menu ficou a cargo do chef Ricardo Filizola, do LaCocina. O evento teve por objetivo aproximar entidades filantrópicas cujo foco são essas doenças, prestadores de serviço na área e o poder público, visando mostrar as experiências e necessidades de cada um dos grupos.
Projeto estimula parto normal
O Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar, o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para induzir à redução de cesáreas desnecessárias no país. A ação também inclui uma consulta pública sobre novas normas para o setor, cujas contribuições começaram a ser recebidas. O projeto tem início imediato e a implementação pelo Hospital Albert Einstein será em fevereiro de 2015, com previsão de entrega dos resultados no final de 2017. A partir daí, o modelo deverá ficar disponível para ser adotado por qualquer estabelecimento de saúde que se interessar pela iniciativa.
Hospital inaugura serviço de oncologia
Desde o fim de outubro, o Vita Curitiba tem um Serviço de Oncologia, chefiado pelo médico Evanius Wiermann, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, que pretende realizar tratamentos para os mais diversos tipos de câncer.
Ciranda das Artes leva cultura a pacientes
Depois de música e teatro, foi a vez de a escultura entrar no projeto que leva a arte para dentro do Hospital Pequeno Príncipe. As oficinas de escultura, de 3 a 5 de novembro, foram conduzidas pela artista Elizabeth Titton.
Experiência oncológica
O Hospital das Nações realizou, no último dia 12, o OncoExperience, que teve como tema as Atualidades no Tratamento Clínico e Cirúrgico do Câncer de Próstata. Palestraram Evanius Wiermann, oncologista e presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e Anibal Branco, urologista especialista em vídeo cirurgia.
Atletas de verão
Os que se agitam para fazer exercícios quando o calor chega, devem antes examinar a saúde do coração, diz George Soncini, cardiologista da Cardiologia Sugisawa. "Os exames principais são eletrocardiograma em repouso, teste ergométrico e ecocardiograma, a partir dos quais são observados e avaliados a carga e o tipo de atividade física que cada pessoa pode realizar. "O ideal é que pacientes acima dos 40 anos façam check-ups cardiológicos semestrais, principalmente fumantes, hipertensos e diabéticos", diz.
Mãos limpas
Entre os dias 27 e 31 de outubro, o Hospital Universitário Cajuru promoveu uma ação para conscientizar sobre a importância da higienização das mãos no combate a infecções hospitalares, uma das principais causas de mortes em hospitais. Segundo a infectologista e coordenadora do Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar, Maria Esther Graf, os colaboradores do hospital puderam testar, através da black box, uma caixa com luz negra, que mostrava se a higienização tinha sido realizada corretamente ou não.
Mastologista participa de livro em oncologia
O mastologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Cícero Urban, contribuiu com o lançamento do livro Oncologia, do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, da editora Elsevier, lançado no último dia 10, durante o 43º Congresso Brasileiro de Radiologia no Rio de Janeiro. Ele trata no livro o tema neoplasias da mama. A obra é uma fonte de consulta para radiologistas gerais, especialistas em oncologia e radiologia oncológica, e bibliografia para provas de título na área.
Aula trata de hepatites virais para médicos
No último dia 6, a a + Medicina Diagnóstica promoveu um encontro do Ciclo do Conhecimento, evento científico que atualiza e discute diversos temas relacionados à área da saúde. O infectologista do Fleury Medicina e Saúde e livre docente da Universidade Federal de São Paulo Celso Granato, falou sobre "Marcadores das Hepatites Virais: Como Solicitar?". A hepatite é uma inflamação no fígado, que produz as principais proteínas do organismo e neutraliza substâncias tóxicas absorvidas pelo intestino.
Reconhecimento em saúde
No último dia 7, a presidente do Hospital Pilar Milva Schruber Milano, esteve na Câmara Municipal de Curitiba recebendo o título de Cidadã Honorária da Cidade de Curitiba como forma de reconhecimento pelo trabalho que desenvolve na direção do hospital há 50 anos. O título foi proposto pela vereadora Julieta Reis e a sessão solene foi presidida, a pedido, pelo vereador Zé Maria.