Saúde e Bem-Estar

Gazeta do Povo

OMS lista 10 perguntas sobre demência e Alzheimer. Faça o teste!

Gazeta do Povo
04/09/2019 13:00
Thumbnail

Um dos mais comuns sinais iniciais de demência é o declínio da memória de curto prazo e também a perda de quaisquer referências associadas a algum fato ou pessoa. Foto: Bigstock.

Falar abertamente sobre demência é uma forma de enfrentar o estigma sobre essa condição, associada à doença de Alzheimer, e de incentivar as pessoas tanto a conhecerem mais sobre ela quanto a procurarem ajuda, aconselhamento e apoio.
Com este objetivo, a Alzheimer’s Disease International (ADI) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançaram no começo de setembro a campanha “Vamos conversar sobre demência”.

“A falta de conhecimento sobre a demência e sobre como alguém afetado pode se comportar levou ao estigma associado à doença. Esta campanha se concentra em aumentar as conversas sobre a demência, já que este é o primeiro passo para conscientizar, entender e quebrar barreiras do diagnóstico ao atendimento”, diz a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne.

A demência é uma das crises globais de saúde e assistência social mais significativas do século 21, com alguém desenvolvendo a condição a cada três segundos, de acordo com Paola Barbarino, CEO da Alzheimer Disease International.
Segundo um relatório mundial da ADI, que será publicado em 21 de setembro, feito com base em pesquisa com quase 70 mil pessoas em 155 países, 95% dos entrevistados acreditam que desenvolverão demência durante a vida.

As mortes devido à demência mais que dobraram entre os anos 2000 e 2016, tornando-a a 5ª principal causa de morte global em 2016, em comparação com o 14º lugar em 2000.

A prevalência de demência em todo o mundo aumenta exponencialmente: estima-se que o número de pessoas que vivem com demência triplicará para 152 milhões em 2050.
> Acabamos com as fake news sobre as vacinas | Gazeta Explica

Responda agora*

Confira 10 sinais de alerta apontados pela OPAS e ADI. 
1) Você esquece acontecimentos ou informações importantes?
Um dos mais comuns sinais iniciais de demência é o declínio da memória de curto prazo e também a perda de quaisquer referências associadas a algum fato ou pessoa.
2) Você tem dificuldade para realizar tarefas habituais?
Há rotinas tão corriqueiras que o indivíduo nem pensa para executá-las. Porém, quando ela começa a criar dificuldade para ser feita, como vestir-se, por exemplo, deve-se ficar atento.
3) Você tem dificuldade de linguagem ou para encontrar as palavras certas?
Pessoas com demência frequentemente esquecem palavras simples ou usa palavras incomuns, o que dificulta a compreensão de sua fala ou escrita.
4) Você já teve algum episódio de desorientação em relação ao tempo ou ao lugar?
Perder-se em lugares conhecidos, esquecer onde se está ou como chegou ali e não saber como voltar para casa, ou mesmo não distinguir o dia da noite, são sinais que merecem atenção.
5) Você está tomando decisões inadequadas ou estranhas?
Indivíduos com demência podem se vestir de maneira inapropriada, usando várias camadas de roupa em um dia quente ou pouca roupa em um dia frio.
6) Você tem problemas para acompanhar as coisas?
Dificuldade para acompanhar uma conversa ou controlar o pagamento das próprias contas são sinais de que algo não vai bem.
7) Você esquece onde deixou as coisas ou põe objetos em lugares estranhos?
Colocar objetos em lugares estranhos, como um ferro de passar na geladeira ou um relógio de pulso no açucareiro são ações que podem indicar sinais de demência.
8) Você tem variações de humor e comportamento?
Tornar-se muito emotivo e apresentar rápidas oscilações de humor sem razão, ou mesmo passar a demonstrar menos emoção do que antes também pode indicar sinal da condição.
9) Você tem problemas com imagens, cores ou percepção espacial?
A pessoa com demência pode parecer diferente do habitual de uma maneira difícil de especificar. Ela pode se tornar desconfiada, irritável, deprimida, apática ou ansiosa e agitada, principalmente nas situações em que os problemas de memória causem dificuldades.
10) Você perdeu o interesse no trabalho ou nas atividades sociais?
A pessoa com demência pode se tornar muito passiva, ficar sentada em frente à televisão por horas, dormir mais que o habitual ou parecer que perdeu o interesse em hobbies.
*Este não é um teste para demência, mas se você tiver marcado diversas respostas como SIM e estiver preocupado, converse com seu médico e procure mais informações.
LEIA TAMBÉM