Saúde e Bem-Estar

Da redação

Desvende 12 “mentiras” de saúde que você ouviu a vida toda

Da redação
31/03/2017 19:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Nem tudo que você ouviu a vida toda para manter uma boa saúde são verdades! Confira as 12 mentiras mais comuns contadas pelos pais, médicos e professores, e que foram desvendadas pelo Viver Bem neste Dia da Mentira (1/04).

1) Fio dental deve ser usado todos os dias? Não

Se escovar os dentes e passar o fio dental logo em seguida tem sido a sua rotina de higiene bucal, segure o fio. Uma reviravolta surgiu no ano passado, quando entidades norte-americanas de Saúde, Serviços Humanos e Agricultura não conseguiram comprovar os benefícios do fio dental, a pedido da Associated Press. Como resposta, o governo dos Estados Unidos retirou a recomendação do uso das Diretrizes Alimentares dos norte-americanos, o que chamou a atenção do resto do mundo.
Embora usar o fio dental tenha seus benefícios, é preciso fazê-lo corretamente – o que nem sempre acontece. Não basta passar rapidamente entre os dentes, só para tirar aquele pedaço de carne preso. Pressione o fio na lateral dos dentes com delicadeza e passe o fio com cuidado. Caso contrário, você pode acabar machucando a gengiva e causando infecções desnecessárias.

2) Escovar os dentes depois do vômito? Deixe de lado a escova

Quando passamos mal e vomitamos, o ácido do estômago sobe e vai até a boca. Embora o estômago seja um órgão adaptado para conviver nesse meio ácido, os dentes na boca não são e ficam sensíveis com a passagem do líquido. O esmalte, aquela última camada que protege os dentes, pode ser desgastada mais facilmente nesse momento e, quando você decide escovar os dentes logo em seguida do vômito, é o esmalte que sofre.
A recomendação é que se espere de 10 a 15 minutos até que a boca diminua o meio ácido para que, então, faça a escovação adequada. Se não puder esperar, faça um bochecho com água antes.

3) Hipertensos só têm pressão alta: mentira

Pessoas hipertensas, que tomam medicamentos para a pressão arterial elevada, podem ter a pressão reduzida além da conta, passando por momentos de hipotensão. Neste caso, cabe ao médico adequar a medicação do paciente, de forma que não abaixe demais.
Este desequilíbrio é mais comum em indivíduos idosos, que apresentam pressão sistólica (quando o coração se contrai) mais alta que os adultos. Mesmo jovens com pressão baixa ou normal não estão livres de se tornarem hipertensos. Genética, estilo de vida, alimentação e sedentarismo colaboram para a elevação.

4) Crianças devem dormir em um quarto separado dos pais? Só depois do primeiro ano

Lugar de criança à noite é no mesmo quarto dos pais, segundo a opinião de alguns pediatras, como o médico catalão Carlos González. Pelo menos até o primeiro ano de vida. A recomendação foi, inclusive, reforçada pela Academia norte-americana de Pediatria. “As crianças pequenas acordam várias vezes cada noite, principalmente a partir dos quatro meses. É muito incômodo deixá-lo em outro quarto”, explica o pediatra.

5) Bebês precisam ser acordados de três em três horas para mamar: talvez não!

Até os seis meses o bebê acorda, em média, duas vezes durante a noite. Esse horário deve ser respeitado pelos pais, para garantir que ele se alimente por livre demanda. Se, por outro lado, a criança não estiver ganhando peso ou for um bebê prematuro, a indicação é seguir com as orientações do pediatra.

6) Bebês também não precisam de silêncio total para dormir

Desde quando estava na barriga da mãe, o bebê ficava exposto aos sons externos. Por isso, não é necessário que o ambiente do quarto esteja em silêncio absoluto durante o sono da criança. Alguns sons comuns, como passos e conversas moderadas, não atrapalham seu sono. Já com relação à luz, o ideal é que o quarto esteja bem escuro.

7) Homem pode ter filhos a qualquer idade: nem sempre

A idade do homem também pode interferir na sua fertilidade. Em média, a idade em que um homem tem plena capacidade reprodutiva é entre 20 e 30 anos de idade. Após este período é comum a redução na quantidade e na qualidade dos espermatozoides por uma série de razões, tais como: uso crônico de medicamentos, exposição a poluentes e uso de álcool. Mesmo assim, existem homens com 70, 80 anos com plena capacidade reprodutiva.

8) Depilação não rompe vasos e nem causa varizes

Como a aplicação da cera é muito superficial, ela não atinge as veias e os microvasos localizados em uma área mais aprofundada da pele. Com isso, os efeitos não são sentidos e nem se transformam em varizes.

9) Depilar toda a região íntima NÃO é mais higiênico

A higiene da região íntima está relacionada em primeiro lugar à limpeza da área e não à quantidade de pelos que estão nessa região. Dessa forma, uma área íntima, mesmo depilada, sem uma limpeza adequada não será mais higiênica do que uma região bem cuidada e sem depilação.

10) Vegetarianos têm deficiência de cálcio e de vitamina B12? Não necessariamente

Ao retirar os laticínios da dieta, vegetarianos e veganos precisam aumentar a ingesta de alimentos ricos em cálcio, como vegetais de folhas verdes e talvez até receber a suplementação de cálcio. Da mesma forma, as principais fontes de vitamina B12 são as carnes vermelhas, mas há outros alimentos que podem complementar a dieta.

11) Dietas sem glúten emagrecem: mentira, e podem engordar

Com a exclusão das farinhas de trigo, centeio e cevada, que contêm glúten, os alimentos sem glúten recebem outras farinhas refinadas, como a farinha de arroz, fécula de mandioca, milho, soja, polvilho e batata. Além de terem baixa quantidade de vitaminas, minerais, proteínas e fibras, essas farinhas apresentam alto índice glicêmico, que impactam na quantidade de açúcar no sangue e podem interferir até mesmo no ganho de peso.

12) Preciso fazer uma dieta detox para desintoxicar o organismo: mentira

Desintoxicar o corpo não exige nenhum alimento mágico, pois se trata de um processo natural do organismo, articulado pelo fígado, intestino, pulmões, rins e pele. No entanto, quanto mais saudáveis forem os hábitos alimentares e de vida, melhores serão os resultados na saúde como um todo – inclusive na desintoxicação.
Para uma boa dieta detox, fique atento às frutas e verduras que ajudam o organismo, e evite alimentos e hábitos que possam prejudicar as ações antioxidantes e anti-inflamatórias da dieta. Substâncias anti-inflamatórias, inclusive, entram no prato com frequência, deixando o organismo menos resistente à perda de peso.
Leia mais