Saúde e Bem-Estar

Da redação

3 usos do bicarbonato de sódio para a saúde

Da redação
06/07/2016 11:48
Thumbnail

O composto pode ser usado como esfoliante, sem prejudicar o meio ambiente (Foto: Visual Hunt) | Valua Vitaly

Tire o bicarbonato de sódio da cozinha e leve para o banheiro! Além das múltiplas funções na culinária, o composto pode ser usado em diferentes funções para a saúde. Confira alguns desses usos, conforme explica Fabiane Mulinari Brenner, professora de dermatologia da Universidade Federal do Paraná e chefe do serviço de dermatologia do Hospital das Clínicas de Curitiba.
Acabe com os fungos!
Antifúngico, o bicarbonato de sódio altera o pH da pele, tornando um ambiente desfavorável ao desenvolvimento de fungos. Um desses fungos mais comumente combatido pelo bicarbonato é a cândida, que se forma em lugares úmidos, como dobras de peles ou mesmo embaixo da prótese dentária.
Para dar resultado, o bicarbonato deve ser aplicado na pele por um período, deixando de molho no composto. Não adianta, por exemplo, lavar a pele logo em seguida da aplicação. Também precisa de frequência: 2 a 3 vezes ao dia.
Dentes mais limpos
Para quem tem prótese dentária – e não apenas eles – um bochecho com o bicarbonato de sódio pode ajudar muito! Pela mesma função antifúngica, o composto previne lesões fúngicas na boca. É indicado a pessoas que fazem uso de medicamentos que aumentam o desenvolvimento de fungos, e diabéticos.
Esfoliante sem prejudicar o meio ambiente
Além dos benefícios químicos do composto, há também os físicos. Ao formar uma pasta, misturando o bicarbonato com água, os pequenos cristais que se formam podem atuar como esfoliantes para a pele.