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Esses 5 alimentos estão te engordando

Aveia, fruta em lata, geleia, iogurte e óleo de canola também podem ser vilões da perda de peso

Eles parecem ser aliados do seu emagrecimento, mas no fim das contas a aveia, iogurte, geleia, frutas em calda e óleo de canola podem estar minando sua dieta. Para Rodrigo Polesso, fundador do Código Emagrecer de Vez e especialista em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar pela Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos, um dos maiores “segredos” para emagrecer é controlar a produção de insulina. “Há três macronutrientes: gorduras, proteínas e carboidrados, e são estes últimos que fazem o corpo produzir mais insulina e acumular tecido adiposo”, diz. “Há três tipos de alimentos: os aceleradores, moderadores e retardadores. “São os retardadores que freiam o progresso do emagrecimento”, diz Polesso, que destaca cinco desses alimentos que atrapalham o emagrecimento.

1- Aveia

De baixa densidade nutricional quando comparado a outros alimentos (mais baixa quantidade de nutrientes por peso), é muito rica em carboidratos. Seu consumo estimula bastante a produção de insulina e é desaconselhado para quem deseja emagrecer.

2- Frutas em lata

As frutas frescas em geral, apesar de serem fontes de açúcares e não necessariamente ajudarem na perda de peso, não tendem a agredir o organismo, mas as frutas enlatadas recebem adição de açúcar, além de conservantes e elementos industrializados. Alimente-se de alimentos verdadeiros o máximo possível, e evite ao máximo tudo que for processado ou modificado.

3- Geleia

São frutas que passaram por um processo de refinamento e adição excessiva de açúcar. Consumi-las promove um grande e rápido aumento na produção de insulina e glicose no sangue. As geleias de baixa qualidade possuem ainda menos resquícios de fruta e muito mais açúcar.

4- Óleo de canola

Passe longe do óleo de canola. Além de ser um alimento de baixíssima densidade nutricional e de alta densidade calórica, esse óleo, assim como outros óleos vegetais, é pro-inflamatório ao corpo. A sugestão é usar óleos mais naturais como o de coco e o azeite de oliva, mais ricos em gorduras boas como a monoinsaturada, presente tanto em ovos quanto no bacon. Além disso, o óleo de canola passa por um processo de refino que remove praticamente todas as vitaminas e fitonutrientes.

5- Iogurte de baixa gordura

Embora o iogurte natural seja um alimento nutritivo e rico em probióticos, muitos nem mesmo o toleram bem por causa da lactose. Cuide de iogurtes muito refinados e repletos de açúcar. A gordura presente no iogurte é justamente o que ajuda o organismo a regular a produção de insulina, por isso é importante valorizar o iogurte natural e o menos industrializado possível.

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